Uso de estruturas metálicas para construção civil: Vale a pena?

Estruturas metálicas para construção civil

As estruturas metálicas para construção civil vêm sendo cada vez mais utilizadas por apresentarem diversos benefícios a uma obra, principalmente em relação à agilidade que oferecem ao processo como um todo. Também chamadas de “estruturas de aço”, elas podem ser utilizadas em shoppings, galpões, prédios, pontes ou viadutos. A flexibilidade de sua aplicação é um dos diferenciais que a tornam tão competitiva no mercado.

O aço é uma matéria-prima flexível que permite a fabricação em vários formatos de elementos (como pilares e vigas), e, por essa razão, oferece uma vasta gama de opções para edificações.

O uso do aço para estruturas pré-fabricadas tem substituído cada vez mais outros materiais como madeira e concreto.

A rapidez na execução não é a única vantagem que estruturas metálicas para construção civil oferecem, e, por isto, elas merecem um destaque maior. Isso porque o sistema ajuda para que a execução do projeto seja realizada em curto período. Quando pensamos em edificações comerciais, por exemplo, é comum que o prazo seja um dos mais valiosos aspectos a se considerar, pois está diretamente relacionado com o retorno do investimento do proprietário.

A importância das estruturas metálicas para a retomada econômica

Sinônimo de leveza e simplicidade na construção civil desde o século XVIII, o aço é referência no segmento, estando presente em monumentos históricos como na montagem do Empire State Building, em Nova York (EUA).

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor da construção civil gerou mais de 40 mil empregos somente no mês de julho de 2020 – um aumento de 147% em relação ao mês anterior. Isso demonstra como o segmento vem se aquecendo.

A construção civil possui grande importância para a economia brasileira, sendo inclusive uma das grandes apostas da indústria na retomada pós-covid. Para cumprir com esta demanda e responsabilidade, é necessária uma agilidade proporcional nos processos. Afinal, o uso de estruturas metálicas em aço serão cada vez mais cobiçadas.

Refletindo também sobre a economia de materiais – já que em processos convencionais, o desperdício de matéria-prima pode chegar a 25% em peso – as estruturas metálicas para construção civil podem reduzir em até 30% o custo das fundações e entre 10% e 20% no tempo de construção de uma obra.

Estruturas de aço x estruturas de concreto: qual a melhor opção?

O uso de estruturas de concreto armado é uma prática antiga, quase sete décadas mais nova do que as estruturas de aço. Ambas surgiram na França e continuam sendo o apoio de obras da construção civil até os dias de hoje.

No Brasil, ainda existe uma cultura bastante enraizada do uso de concreto por profissionais da engenharia e arquitetura – o que já não acontece em países da Europa, Ásia e Estados Unidos, em que as estruturas de aço são predominantes.

As estruturas de concreto demoram muito mais tempo para ficarem prontas se comparadas as de aço, que têm um curto tempo de produção e entrega.

As estruturas de aço costumam ser mais caras, por se tratarem de um material nobre com uma gama de vantagens imensa. Isto faz com que muitos profissionais optem pelos modelos em concreto. Contudo, fazendo os cálculos em relação a tempo e dinheiro, o aço sai na frente como a melhor opção!

Apesar do baixo custo imediato, as estruturas de concreto precisam de mais reparos e são menos resistentes a ações do tempo. Já o aço possui elevada vida útil.

Tipos de estrutura metálica

Diferente do que muitos pensam, as estruturas metálicas para construção civil não são exclusivas para prédios altos. Elas podem ser vantajosas em criações de pontes e até mesmo viadutos.

Existem vários tipos de estruturas metálicas, cada uma com sua característica técnica e estética específica, bem como a capacidade de se adequar a determinados processos. As estruturas mais comuns são:

  • Mezaninos;
  • Coberturas;
  • Residências;
  • Edifícios;
  • Galpões;
  • Reservatórios;
  • Passarelas.

Cuidados importantes

O aço é um produto bastante resistente, mas, ainda assim, algumas precauções devem ser levadas em consideração ao projetar uma estrutura metálica. É importante calcular a velocidade e intensidade do vento na região da obra. Outro ponto relevante é a temperatura na qual a estrutura estará submetida, visto que o aço em ambientes que excedam 500ºC pode perder consideravelmente sua resistência.

Mas, calma! É possível proteger as estruturas metálicas contra incêndios utilizando coberturas extras com pinturas intumescentes, argamassas compostas por lã mineral, fibras cerâmicas, entre outras opções.

Vantagens de utilizar estruturas metálicas para construção civil

Como pudemos ver até aqui, são muitas as vantagens que as estruturas metálicas oferecem a um projeto. Abaixo, falaremos de maneira geral sobre os benefícios das estruturas em aço para ajudar no processo de escolha da solução para a sua obra:

  1. Resistência

Por serem feitas de aço, as estruturas metálicas para construção civil possuem excelente resistência mecânica e potencial anticorrosivo. São flexíveis e, se reforçadas com pinturas especiais, têm elevada vida útil e oferecem proteção contra agentes químicos ou incêndio.

  1. Agilidade no processo

As estruturas metálicas ajudam a reduzir o tempo de obra por serem coberturas simples de montagem. Além disso, o material promove rapidez na criação do projeto. A utilização do aço é capaz de reduzir desperdícios durante todo o processo. Outro ponto positivo é que as obras realizadas com estruturas metálicas exigem menor quantidade de resíduos, pois as peças são planejadas e vêm prontas para a instalação.

  1. Sustentabilidade

A utilização do aço é capaz de reduzir desperdícios durante todo o processo. Além disso, as obras realizadas com estruturas metálicas exigem menor quantidade de resíduos, pois as peças são planejadas e vem prontas para instalação.

Vale ressaltar que o aço pode ser desmontado e remontado para projetos futuros, pois é um material 100% reciclável!

  1. Preço competitivo

Apesar das estruturas em aço na construção civil serem mais caras do que as de concreto armado, o preço acaba compensando graças à agilidade. Por serem pré-fabricadas, elas evitam o desperdício de materiais e gastos inesperados.

A Coppermetal trabalha como fabricante de aço e outras ligas metálicas há quase 30 anos! Ficou interessado nas soluções que o material pode oferecer ao seu negócio? Entre em contato com nossos técnicos para solicitar um orçamento!