Quais ligas metálicas predominam na produção de equipamentos agrícolas?

Equipamentos agrícolas

A agricultura é uma das mais importantes bases da economia brasileira, visto que é uma das mais antigas formas de trabalho realizada desde a colonização do Brasil, se consolidando assim há anos no país. Para a produção deste setor é importante que os profissionais responsáveis consigam contar com equipamentos agrícolas seguros e duráveis.

Atualmente, o trabalhador no campo conta com o apoio de diversos equipamentos para o desempenho de suas atividades. Desde instrumentos como enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho e carrinho de mão, até máquinas de grande porte como os tratores, colheitadeiras, arado, grade, pulverizador e plantadeiras todos precisam contar com matérias-primas de qualidade para sua composição.

Os equipamentos agrícolas são fundamentais para que o trabalho aconteça no ritmo que conhecemos e estamos habituados nos dias de hoje. A cada ano, o agronegócio evolui e vem ganhando maior apoio da tecnologia. Logo, processos mais acelerados precisam de materiais mais duráveis e eficientes.

A agricultura movimenta mais de 5% do PIB nacional e todos os anos aquece bilhões na economia brasileira. Dessa forma, fica claro que o segmento é fundamental e trabalha de uma maneira muito ágil- e isso só tende a aumentar.

Materiais para equipamentos agrícolas

Pode parecer um aspecto secundário, mas a verdade é que escolher os materiais certos para equipamentos agrícolas é de suma importância.

Isso porque são esses materiais que estarão em contato direto com os insumos a serem produzidos. Na prática, significa que estarão submetidos aos mais diversos ambientes e situações climáticas: na terra – que é repleta de sais minerais – na água, com oscilações de temperatura, entre outras condições.

O aço inox e o alumínio são matérias-primas resistentes à corrosão e as mais populares no mercado. Por esse motivo, ambos foram eleitos para compor a produção de equipamentos que apoiam a agricultura.

A seguir, conheça as propriedades que tornam o aço inox e o alumínio boas opções de matérias-primas para a criação de equipamentos agrícolas.

O uso do aço inox na agricultura

O aço inox é uma liga de ferro e crómio bastante presente na vida das pessoas. Você já deve ter se deparado com ele nos automóveis, em utensílios domésticos, e até em obras da construção civil. Mas já parou para pensar na relevância que esse material tem para a agricultura?

A razão principal de ser um aliado muito forte nesse setor é por causa da sua resistência à oxidação – ou seja, pode ser colocado em contato com a água e sais minerais.

Isso acontece porque o aço inox é feito a partir da combinação de ferro e carbono, junto com níquel, crómio e molibdénio principalmente, podendo outros elementos opcionais serem incluídos para atribuir características funcionais ao produto final sem comprometer sua qualidade.

A seguir, confira os benefícios do aço inox para a produção de equipamentos agrícolas – e que também são eficazes para outros segmentos:

  • Resistente à altas temperaturas;
  • Facilidade de limpeza;
  • Resistente à corrosão;
  • Elevada vida útil;
  • 100% reciclável.

O uso do alumínio na agricultura

O alumínio é o elemento mais abundante que existe na natureza. Como matéria-prima, ele se destaca por sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão.

Para a produção de equipamentos agrícolas, o alumínio acaba sendo uma opção bastante viável em razão de sua maleabilidade. Para se ter noção, esse material possui densidade correspondente a um terço do aço ou cobre.

A agricultura conta com equipamentos que são manuais e outros com tecnologias mais pesadas (como é o caso de tratores). Em ambos os casos, o uso do alumínio é uma boa aposta, visto que agrega leveza ao produto final e torna o trabalho do profissional do campo menos árduo.

Além disso, o alumínio possui outros benefícios importantes que o tornam uma ótima escolha para o segmento:

  • Possui propriedades antimagnéticas;
  • 100% reciclável;
  • Maleável;
  • Resistente à corrosão.

Onde encontrar matérias-primas para equipamentos agrícolas?

A Coppermetal é uma empresa fornecedora e distribuidora de aços, metais e metais não ferrosos há quase 30 anos.

Se a sua empresa precisa de um atendimento ágil e de qualidade para suprir as demandas de produção no campo, a Coppermetal tem a solução na hora para você.

Ficou interessado nos benefícios que o uso do aço inox e o alumínio podem oferecer para o trabalho com a agricultura? Então entre em contato com nosso time de atendimento e solicite um orçamento!