This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Quais ligas metálicas predominam na produção de equipamentos agrícolas?
22 de janeiro de 2021 | Categoria: Alumínio, Blog

A agricultura é uma das mais importantes bases da economia brasileira, visto que é uma das mais antigas formas de trabalho realizada desde a colonização do Brasil, se consolidando assim há anos no país. Para a produção deste setor é importante que os profissionais responsáveis consigam contar com equipamentos agrícolas seguros e duráveis.
Atualmente, o trabalhador no campo conta com o apoio de diversos equipamentos para o desempenho de suas atividades. Desde instrumentos como enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho e carrinho de mão, até máquinas de grande porte como os tratores, colheitadeiras, arado, grade, pulverizador e plantadeiras todos precisam contar com matérias-primas de qualidade para sua composição.
Os equipamentos agrícolas são fundamentais para que o trabalho aconteça no ritmo que conhecemos e estamos habituados nos dias de hoje. A cada ano, o agronegócio evolui e vem ganhando maior apoio da tecnologia. Logo, processos mais acelerados precisam de materiais mais duráveis e eficientes.
A agricultura movimenta mais de 5% do PIB nacional e todos os anos aquece bilhões na economia brasileira. Dessa forma, fica claro que o segmento é fundamental e trabalha de uma maneira muito ágil- e isso só tende a aumentar.
Materiais para equipamentos agrícolas
Pode parecer um aspecto secundário, mas a verdade é que escolher os materiais certos para equipamentos agrícolas é de suma importância.
Isso porque são esses materiais que estarão em contato direto com os insumos a serem produzidos. Na prática, significa que estarão submetidos aos mais diversos ambientes e situações climáticas: na terra – que é repleta de sais minerais – na água, com oscilações de temperatura, entre outras condições.
O aço inox e o alumínio são matérias-primas resistentes à corrosão e as mais populares no mercado. Por esse motivo, ambos foram eleitos para compor a produção de equipamentos que apoiam a agricultura.
A seguir, conheça as propriedades que tornam o aço inox e o alumínio boas opções de matérias-primas para a criação de equipamentos agrícolas.
O uso do aço inox na agricultura
O aço inox é uma liga de ferro e crómio bastante presente na vida das pessoas. Você já deve ter se deparado com ele nos automóveis, em utensílios domésticos, e até em obras da construção civil. Mas já parou para pensar na relevância que esse material tem para a agricultura?
A razão principal de ser um aliado muito forte nesse setor é por causa da sua resistência à oxidação – ou seja, pode ser colocado em contato com a água e sais minerais.
Isso acontece porque o aço inox é feito a partir da combinação de ferro e carbono, junto com níquel, crómio e molibdénio principalmente, podendo outros elementos opcionais serem incluídos para atribuir características funcionais ao produto final sem comprometer sua qualidade.
A seguir, confira os benefícios do aço inox para a produção de equipamentos agrícolas – e que também são eficazes para outros segmentos:
- Resistente à altas temperaturas;
- Facilidade de limpeza;
- Resistente à corrosão;
- Elevada vida útil;
- 100% reciclável.
O uso do alumínio na agricultura
O alumínio é o elemento mais abundante que existe na natureza. Como matéria-prima, ele se destaca por sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão.
Para a produção de equipamentos agrícolas, o alumínio acaba sendo uma opção bastante viável em razão de sua maleabilidade. Para se ter noção, esse material possui densidade correspondente a um terço do aço ou cobre.
A agricultura conta com equipamentos que são manuais e outros com tecnologias mais pesadas (como é o caso de tratores). Em ambos os casos, o uso do alumínio é uma boa aposta, visto que agrega leveza ao produto final e torna o trabalho do profissional do campo menos árduo.
Além disso, o alumínio possui outros benefícios importantes que o tornam uma ótima escolha para o segmento:
- Possui propriedades antimagnéticas;
- 100% reciclável;
- Maleável;
- Resistente à corrosão.
Onde encontrar matérias-primas para equipamentos agrícolas?
A Coppermetal é uma empresa fornecedora e distribuidora de aços, metais e metais não ferrosos há quase 30 anos.
Se a sua empresa precisa de um atendimento ágil e de qualidade para suprir as demandas de produção no campo, a Coppermetal tem a solução na hora para você.
Ficou interessado nos benefícios que o uso do aço inox e o alumínio podem oferecer para o trabalho com a agricultura? Então entre em contato com nosso time de atendimento e solicite um orçamento!