Tipos de indústria e a demanda por ligas metálicas

Tipos de indústria

A demanda por ligas metálicas é uma constante para a indústria, seja essa planta voltada a produção de bens duráveis, bens de consumo ou bens de produção. Cada tipo de indústria tem a sua demanda e, desde a base da pirâmide produtiva até o topo da cadeia de suprimentos, o metal, em suas variadas composições químicas, serve como um ponto de partida.

Podemos dizer que toda indústria precisa de metal em algum ponto. Mesmo que seja uma indústria de injeção de termoplásticos, há ali o metal presente no maquinário pesado e principalmente, nos componentes de manutenção das máquinas, portanto, sem metal, não há indústria!

Existem diversos tipos de indústrias em diferentes hierarquias e, a seguir, vamos abordar cada componente dessa estrutura chamada cadeia de suprimentos.

Os diferentes tipos de indústria

Para todo produto há um conjunto de matérias-primas que vieram de alguma fonte natural ou sintética, foram transformadas, montadas e finalizadas por um conjunto de indústrias e distribuidores que atuam de forma independente.

Praticamente qualquer objeto pode servir de exemplo, como uma cadeira de escritório. A indústria que montou a cadeira encomendou as diversas partes que compõe o objeto de outras indústrias e distribuidores, portanto as partes plásticas podem ter vindo de uma indústria que faz injeção de termoplásticos, os parafusos de um distribuidor que comprou de um fabricante e o tecido de um outro distribuidor de tecidos.

Indústria de base

A primeira indústria da cadeia de suprimentos é o que chamamos de indústria de base. Esse tipo de atividade industrial transforma a matéria-prima bruta em insumo para outras indústrias, como é o caso das indústrias extrativas e de bens de produção (ou bens de capital):

Extrativas: Madeireiras, mineradoras, extratoras de petróleo e carvão mineral.

Bens de produção: Máquinas industriais, metalúrgicas, siderúrgicas, indústrias petroquímicas e navais.

Indústrias intermediárias

Como o próprio nome diz, essas são as indústrias que estão “no meio do caminho” entre as indústrias de base e as montadoras que entregam o produto finalizado.

Nessa etapa se encontram os fabricantes que compram a matéria-prima das indústrias de base e a transformam em peças-chave para as montadoras – que não são só de carro nesse exemplo.

É nessa etapa que se encontra a Coppermetal! Nós somos distribuidores de diversas ligas metálicas transformadas em chapas, tarugos, blocos e vários outros formatos. Os nossos clientes podem fazer parte tanto da indústria intermediária, quanto da indústria de bens de consumo, visto que os nossos produtos podem ser utilizados na criação de peças e na montagem de produtos finais.

Indústria de bens de consumo

Nessa categoria estão as empresas que montam produtos direcionados ao consumidor final, e é por isso que as montadoras ganham esse nome, as peças chegam prontas e eles montam os produtos finais, mas não estamos falando apenas de carro. Neste ponto da cadeia de suprimentos estão todos os bens de consumo, que vão desde os automóveis até os alimentos, portanto, há uma divisão entre as indústrias de bens de consumo:

Indústria de bens duráveis: Produzem itens de vida útil elevada como automóveis e eletrodomésticos;

Indústria de bens semi-duráveis: Produzem mercadorias de vida útil média como roupas, calçados, celulares entre outros;

Indústria de bens não-duráveis: Produzem bens perecíveis, ou seja, com vida útil curta, como é o caso da indústria alimentícia e farmacêutica.

A demanda por ligas metálicas

Em praticamente toda a cadeia de suprimentos, as ligas metálicas são necessárias para a criação dos bens de consumo e indispensáveis quando a busca é por bens duráveis, visto que as propriedades dos metais estão diretamente ligadas a fatores como funcionalidade, resistência, segurança e consistência.

Nessa demanda, nós podemos te ajudar! A Coppermetal tem quase 30 anos de compromisso com a qualidade dos produtos, e sabe que os seus compradores merecem um atendimento prático, ágil e que ofereça a melhor solução para cada necessidade. Entre em contato com o nosso time comercial e solicite agora mesmo o seu orçamento!