Vantagens e indicações de uso para tubulação de cobre

Muito utilizada em projetos de troca de calor – como caldeiras e ar condicionado – o uso da tubulação de cobre vem ganhando espaço no mercado por suas características únicas que a tornam mais durável do que outros produtos.

As ligas de cobre possuem excelente condutividade térmica, ou seja, são mais indicadas para o manuseio de água quente e gases no interior da tubulação. O material é, inclusive indicado, como nível “A1” – a mais alta classificação de resistência contra fogo – por diversas Normas Internacionais.

A aplicação de diferentes tipos de tubulação de cobre dá um caráter bem versátil ao produto, que pode estar presente em serviços como: água potável, caldeiras, sistemas de energia solar, gases medicinais, sistemas de combate a incêndio, refrigeração, condensadores, entre outros.

O uso da tubulação em diversos segmentos se dá principalmente porque o cobre não é apenas um metal resistente a altas temperaturas, como também, é recomendado para ambientes em que acontecem trocas de calor. Ou seja, sua aplicação é indicada tanto para projetos de climatização como de resfriamento.

Optar por uma tubulação de cobre reduz custos e prazos, pois o metal oferece uma ampla flexibilidade em relação a espessura e o tamanho para melhor se adequar às peças complementares, principalmente em instalações de água e gás.

Benefícios da tubulação de cobre em projetos industriais

Como vimos anteriormente, o cobre apresenta uma elevada gama de aplicações e é um dos mais indicados materiais para uso em projetos industriais. A seguir, separamos as principais vantagens desse metal quando aplicado em tubulações.

Condutibilidade térmica

O cobre é um material com elevado coeficiente de transferência de calor (ele funde a 1.083ºC) quando comparado a outros materiais disponíveis no mercado – como o alumínio. Isso permite que ele não se deforme, o que é bastante positivo em serviços que envolvem resfriamento/aquecimento, e torna todo o processo mais rápido, seguro e aumenta a produtividade.

Durabilidade

A tubulação de cobre costuma ser mais resistente e com maior vida útil. Além disso, em caso de degradação, os tubos podem ser corrigidos através de solda – o que não acontece com outras matérias-primas mais populares, como o alumínio.

Corrosão

Evitar que o material se oxide é uma preocupação constante quando se trata de tubulações, já que esse problema pode resultar no vazamento de fluídos e gerar um desperdício para a empresa.

O cobre é o metal com menor chance de oxidar. Ainda assim, é importante manter a tubulação protegida com o passar do tempo, principalmente se estiver em contato com o ar atmosférico ou em locais com enxofre, amônia, metais pesados e sais oxidantes.

Higienização

A tubulação de cobre é a mais indicada para água potável e projetos medicinais, pois suas propriedades de higiene são capazes de combater e inibir a proliferação de microrganismos e reduzir riscos de infecção.

Reciclável

O cobre é um metal 100% reciclável que pode ser reutilizado sem a perda de sua durabilidade e desempenho.

Normas de segurança para utilização dos tubos de cobre

A principal norma regulamentadora em relação ao uso de tubo de cobre é a NBR 15345 de 11/2013. Ela prevê algumas boas práticas que se deve ter ao utilizar esse tipo de tubulação como também de outros materiais.

O material usado para as instalações deve ser manuseado de forma que preserve suas características originais. É importante que fiquem em um local limpo, arejado e sem umidade – isso inclusive faz com que o produto seja mais durável e não oxide. Se as condições do ambiente não forem possíveis de seguir as especificações citadas anteriormente, é importante que os tubos fiquem dispostos com uma inclinação de pelo menos 5º.

Não é recomendado também que os tubos sejam cobertos com lonas plásticas, pois isso pode acumular umidade. Além disso, antes de utilizar o material, é fundamental verificar se a higienização está em dia.

Se sua empresa precisa de tubulações de cobre, seja qual for o seu segmento, a Coppermetal tem uma solução para te ajudar! Entre em contato com nosso time de atendimento e solicite um orçamento.