Como escolher a liga metálica certa para o seu projeto?

liga metálica

Trabalhar em projetos industriais, especialmente aqueles que demandam metais para fabricação de produtos ou maquinários, exige um alto nível de análise e escolha da liga metálica apropriada para uma determinada aplicação.

Essa tomada de decisão não deve acontecer de maneira intuitiva ou por razões superficiais. Afinal, estamos falando de um material que irá compor a base para sua ferramenta/produto. Se ela não for adequada, por melhor que sejam os procedimentos da sua mão de obra, o resultado final não terá a qualidade ou resistência esperada.

Quando se trata de liga metálica, é importante entender duas coisas: as especificações técnicas dos metais que podem ser opções de combinação e a necessidade do projeto. Combinando essas duas informações, você já tem o que é necessário para começar a escolher qual a melhor liga para suprir as necessidades do seu negócio.

É importante entender também como funciona o processo de fabricação da liga metálica. A seguir, iremos explicar tudo em detalhes.

O que são ligas metálicas?

As ligas metálicas consistem no produto final que é originado na mistura de dois ou mais elementos e que geralmente um deles é um metal. Esse composto costuma unir características físicas de seus materiais originais para criar um produto novo, mais resistente e com aspectos únicos.

A liga metálica é bastante procurada, especialmente por engenheiros que precisam de materiais duráveis para suas construções em diferentes ambientes e climas.

E esse é o papel principal de uma liga de metal: trazer resistência e durabilidade, aliando os potenciais de cada um dos elementos incorporados do metal.

Quais são as principais ligas metálicas disponíveis no mercado?

Existem diferentes tipos de liga metálica disponíveis no mercado, algumas, presentes inclusive no dia a dia, como em eletrodomésticos, automóveis etc.

A seguir, confira quais são os principais:

Bronze

A mistura do Cobre com o Estanho dá origem a essa liga metálica tão presente em moedas, medalhas e estátuas. O cobre na natureza se encontra em um formato mais pastoso e na combinação com o estanho, ele ganha a dureza que precisava. Sem abrir mão de sua tonalidade diferente e que chama tanto a atenção.

Ouro 18 quilates

Quando comparado ao ouro puro, o 18 quilate é mais macio e pode ser riscado com maior facilidade, mas sem abrir mão de seu brilho e durabilidade. Por essa razão, acaba sendo perfeito para a aplicação de joias. Ele é composto por 75% de ouro puro, 13% de prata e 12% de cobre.

Aço inox

Muito popular para o uso industrial, o aço inox é uma liga metálica nascida da combinação de 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Sua vantagem é ser inoxidável, podendo estar presente em locais mais úmidos – ou seja, em contato com o oxigênio – sem perder a qualidade.

Latão

O latão é uma liga bastante flexível utilizada em instrumentos musicais de sopro, peças industriais, tubos, entre outras aplicações. É composto por 95 a 55% de cobre e de 5 a 45% de zinco.

Como escolher a melhor liga metálica

Até aqui você já entendeu o que são e quais as principais ligas metálicas disponíveis no mercado. Veja agora as vantagens de investir nesse tipo de material:

  • Resistência ao calor;
  • Resistente à corrosão;
  • Forma e fabricação do produto de maneira personalizada;
  • Preço justo – maior lucratividade.

Analisar essas características é uma maneira eficiente de entender qual a liga que vai ser melhor para o seu produto. Por exemplo, se é importante que o produto tenha elevada vida útil para compor uma embarcação, as chapas de inox podem ser boas pedidas, já que não se oxidam.

Se a ideia é um projeto elétrico, o cobre pode ser um bom material, pois possui excelente condutibilidade.

Em suma, escolher a liga metálica depende do escopo do projeto e do ambiente no qual ele será submetido.

Consulte um fornecedor de ligas metálicas

Buscar por uma empresa especialista pode tornar a busca pela liga metálica ideal mais fácil. Um perito no assunto irá analisar o projeto e pode dar dicas que ajudarão na criação do seu produto, mas lembre-se, quanto mais detalhes tiver sobre a aplicação melhor.

A Coppermetal está há quase 30 anos atuando como empresa distribuidora de ligas metálicas. Com soluções personalizadas e sob medida, ela pode te ajudar a encontrar a melhor combinação de materiais para seu segmento.

Ficou interessado? Entre em contato com nosso time de vendas para mais informações.