Os setores industriais com maiores aplicações do aço

As aplicações do aço estão tão presentes em nosso dia a dia que, por diversas vezes, elas se tornam “invisíveis”. Afinal, o aço é o metal mais utilizado do mundo, sendo muito comum em nosso cotidiano.

Quer um exemplo? Então, pare e pense em como esse metal é utilizado nos restaurantes, nos hospitais, nos laboratórios e também em nossas casas, sendo aplicado nos mais variados utensílios domésticos.

 Isso se deve, principalmente, às suas boas propriedades físicas e químicas que incluem: resistência a baixas e altas temperaturas, composição que o impede de descascar, longa durabilidade e baixo custo de manutenção.

Quer saber mais? 

Então continue a leitura e conheça as diferentes aplicações do aço no meio industrial.

As principais características do aço carbono e inox

O  aço é um material de grande durabilidade e resistência, graças aos elementos que fazem parte da sua composição, como por exemplo, o ferro e o carbono. Outra característica do aço é sua maleabilidade que permite que ele seja moldado e  exposto a altas temperaturas, podendo gerar assim inúmeras peças. 

O aço carbono também tem capacidade de dilatar-se ou voltar ao tamanho original, dependendo da temperatura a que é exposto. Além de poder conduzir energia elétrica graças à sua condutividade térmica. 

Por fim, o aço inox tem alta resistência à corrosão. Por isso, é bastante utilizado em utensílios domésticos.

Os setores industriais com maiores aplicações do aço

O aço está nas relações humanas, nos meios de transporte, nos avanços tecnológicos e nas perspectivas do nosso futuro. Sua popularidade é, acima de tudo, um resultado direto do seu baixo custo de produção, da sua fácil aplicabilidade e da sua disponibilidade em relação a outros tipos de matérias-primas. 

A seguir, vamos visualizar quais são os setores industriais que mais investem nessas aplicações:

Construção Civil

Na Construção Civil, o aço carbono é usado, sobretudo, em estruturas de concreto armado.

O que ajuda a diminuir o tempo de construção e os gastos relacionados à obra. Além disso, as grandes vantagens das aplicações do aço neste setor incluem a sua capacidade de resistência à tração, sua precisão construtiva, sua garantia de qualidade, sua flexibilidade e sua disponibilidade de produção e matéria-prima. 

Setor elétrico

O aço é um material muito presente no segmento eletroeletrônico em geral, podendo ser encontrado nas indústrias termelétricas, nucleares e eletrônicas, bem como nas indústrias hidrelétricas. Com ele, é possível criar, entre outras coisas, cabos, plataformas, tubulações e equipamentos de extração de petróleo.

Ou seja, o aço carbono é  fundamental na produção e na distribuição de energia para a população.

Transportes

Quando falamos das aplicações de aço nos meios de transporte, a sua presença é quase que unânime.

Afinal, esse metal é empregado em carros, trens, bicicletas, ônibus, navios, caminhões e carrocerias.

Indústria de embalagens

O aço carbono pode produzir embalagens resistentes e capazes de conservar diversas substâncias, como alimentos, tintas, bebidas e até mesmo produtos químicos, sem sofrer, com isso, maiores deformações.

Vale ressaltar também que, quando falamos em embalagens de aço para conservar os alimentos, podemos garantir que esse metal evita a contaminação, assegurando a sua qualidade. Além disso, ele é 100% reciclável.

Serviços e bens de consumo

Como dito anteriormente, as aplicações do aço são evidentes em diversos materiais que fazem parte do nosso dia a dia, como por exemplo, panelas, cadeiras, mesas, portões, grades, pontes, pregos e parafusos.

Agricultura

A eficiência do setor agrícola está diretamente relacionada às aplicações do aço. 

Para se ter uma ideia, a terra é preparada com arados, semeada e contornada com o uso de equipamentos feitos com aço. Na hora da colheita, as ceifadeiras também são feitas com esse metal.

Coppermetal, a sua fornecedora de aços!

Quando falamos das aplicações do aço, um dos maiores desafios é encontrar fornecedores confiáveis e com alto padrão de qualidade.  No entanto, a Coppermetal trabalha há três décadas com ligas metálicas de aço, tendo ampla reputação no mercado e estando preparada para entender as suas demandas e necessidades. 

Venha fazer parte dessa história. Solicite um orçamento e saiba mais!

 

Aproveite para ler também o nosso material: