Teste do imã: o aço inox é magnético?

aço inox é

Um dos temas em relação ao magnetismo que muitas pessoas entram em divergência, é se o aço inox é magnético. Se você perguntar para um grupo grande de pessoas, muitos irão dizer que o material não é nem um pouco magnético, e o outro poderá falar o oposto, pensando na presença do Ferro na composição da liga. Hoje, iremos esclarecer a verdade por trás dessa dúvida. 

Assim como a maioria das coisas, a resposta está no meio termo: depende muito. Isso porque existem diferentes tipos de aço inox disponíveis para todas as necessidades hoje em dia. Se a sua empresa é uma dessas que fica bastante em dúvida se o aço inox é magnético ou não, podemos confirmar que sim, o aço inox pode ser magnético, mas isso não é uma regra. 

Geralmente, o teste do imã é utilizado por algumas empresas para distinguir o que é aço inox de aço carbono. Como a segunda opção possui magnetismo, quando um aço inox reage, mesmo que de maneira leve ao imã, fica aquela dúvida se ele é então um aço carbono. A resposta nesse caso é “não”.

Em algumas composições de ligas do aço há a união entre o aço, a ferrita e a austenita. A ferrita é um elemento bastante magnético, então, a depender do seu nível na mistura, ela transparece em um determinado potencial de imantação. Apesar de trazer esse aspecto diferente e pouco convencional para essa liga metálica, o aço inox com mais ferrita continua sendo categorizado como inox.  

Em aços inoxidáveis, a quantidade de ferrita pode variar de 5% a 20% do total da composição, sendo que com o valor mínimo é quase imperceptível a presença de magnetismo, e no valor superior fica mais evidenciado. 

Antes de seguirmos com a lógica de entender o porquê de ligas metálicas de aço contarem com a ferrita, vamos entender com mais profundamente sobre as aplicações e evidências de que o aço inox é magnético em alguns casos. Continue a leitura para aprender!

Afinal, quando o aço inox é magnético?

Essa é uma das ligas metálicas mais presentes no dia a dia das pessoas e na rotina das manufaturas. Entender suas aplicações bem como as necessidades que essa matéria-prima tende a atender, é de suma importância. Trata-se de uma liga originária da mistura do aço com crómio e ferro, e que pode conter também outros elementos, como-níquel, molibdênio, ferrita, etc. O objetivo maior do aço inoxidável é ter uma vida útil mais elevada e grande potencial anticorrosivo. No caso dos magnéticos, que são aqueles com ferrita, eles possuem potencial anticorrosivo apesar do magnetismo estar presente. 

O aço inox é bastante utilizado em várias aplicações justamente por ser bastante resistente à corrosão. Além disso, alguns outros benefícios merecem ser destacados, como:

  • Estética;
  • Propriedades mecânicas elevadas;
  • Antichamas;
  • Fácil higienização;
  • Quase que totalmente reciclável.

Assim como outras ligas, existem variedades de aço inox disponíveis para comercialização. As mais populares são: austenítico, ferrítico e martensítico. A seguir vamos entender a característica de cada um deles.

Ferrítico

O aço inox é magnético quando se encontra uma determinada quantidade de ferrita na sua composição. Essa escolha é feita para baratear a matéria-prima, sem renunciar à resistência à corrosão que o material tanto se destaca no mercado. Sua aplicação é voltada para ambientes em que o magnetismo não apresenta nenhum problema por menor que seja, como equipamentos frigoríficos, placas de sinalização, eletrodoméstico, moedas, e muitas outras. 

Martensíticos

Apesar da impressionante dureza que essa liga possui, ela é a menos resistente à corrosão. Por isso, seu uso está relacionado em equipamentos cirúrgicos, discos de freios e facas, que não precisam necessariamente de uma preocupação tão grande com o contato do aço inox com o oxigênio. 

Austeníticos

Essa liga é a mais resistente à corrosão e não apresenta magnetismo. Muito utilizado pelas indústrias químicas, alimentícias, petroquímicas, construção civil, automotiva e muito mais por ser um tipo de aço inox que se adapta bem a diferentes circunstâncias e condições climáticas. 

Onde encontrar aço inox – magnético ou não?

Como você pôde entender, o aço inox é magnético quando contém ferrita na composição e apresenta um custo menor. Se a sua empresa precisa de ligas de aço fornecidas em formatos como barras, bobinas, chapas, vergalhões e tubos, a Coppermetal tem a solução perfeita, com materiais que seguem os mais rigorosos padrões de qualidade. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho e tirar dúvidas sobre qual a melhor liga para a sua necessidade, clique aqui e solicite um orçamento!