Tudo sobre chapas de alumínio xadrez

Chapa de alumínio xadrez

As chapas de alumínio xadrez são peças de metal fabricadas através de um processo de laminação, em que o alumínio é comprimido e aquecido. Não é necessário muito esforço para recordar de uma dessas placas, elas estão presentes nas fábricas, nos caminhões, em rampas de mobilidade, no chão do ônibus e em tantos outros locais comuns do cotidiano.

O alumínio é muito utilizado em indústrias de maneira geral por ser um material anticorrosivo, e de alta resistência. Outra vantagem é a leveza do produto, já que a densidade é de 2,7 g/cm³.

A chapa de alumínio xadrez é adotada para ambientes em que acontece grande fluxo de pessoas ou mercadorias. Elas são muito resistentes a desgaste e também fenômenos externos, podendo ter aplicações, inclusive, em construções marítimas, já que o contato com a umidade não prejudica o material.

A aparência do alumínio também é um dos motivos que atrai compradores. O produto, além de suas propriedades mecânicas, está disponível em vários acabamentos, dando ao cliente a opção de escolher a melhor estética para sua necessidade.

Mais recentemente, além do uso em pisos, o material vem sendo adotado em projetos arquitetônicos para decoração. Nesse artigo abordaremos sobre as opções de aplicação do produto.

O que é laminação, processo responsável pela criação de chapas xadrez?

A laminação é um processo em que ocorre a redução da seção transversal por compressão do metal. Ele acontece por meio da ação de uma máquina composta por dois cilindros em eixos paralelos de ferro fundido ou aço que giram entre si e comprimem a peça de alumínio.

A laminação pode ser feita com diferentes tamanhos de alumínio, desde placas com 0,05 mm a produtos de 150 mm de espessura.

A laminação de chapas de alumínio xadrez é feita tanto a quente como a frio. A seguir, veja as diferenças entre esses processos:

Laminação a quente

A laminação a quente é um processo realizado em temperaturas acima de 350ªC com o objetivo de recristalizar o metal ou liga. Em seguida, a matéria é submetida à compressão por cilindros que diminui sua espessura. As chapas provenientes de laminação a quente costumam ser resistentes e aplicadas em diversos segmentos como: estruturas metálicas, pisos, rampas, entre outros.

Laminação a frio

A laminação a frio é um processo mais complexo feito a partir de bobinas laminadas a quente que posteriormente são resfriadas e recozidas. Chapas desse tipo costumam ser ainda mais resistentes e com acabamento único. Elas comumente são utilizadas para: portas, janelas, eletrodoméstico, construção civil e indústrias automotivas.

Aplicação de chapas xadrez de alumínio na indústria

O uso de chapas de alumínio xadrez na indústria vai muito além do que só em pisos, como é geralmente associada. Elas podem estar presentes nos automóveis de passeio, transporte de cargas, escadas, bases de maquinários e patamares.

As chapas recalcadas (como também são conhecidas) são adotadas em locais que acontece grande fluxo de pessoas ou equipamentos e também em ambientes com acúmulo de líquidos, poeira, graxa e outros elementos que podem deteriorar matérias-primas.

Algumas das vantagens que as chapas podem oferecer são:

  • Maior durabilidade e resistência contra corrosão;
  • Facilidade de higienização (não acumula sujeiras);
  • Segurança para tráfego de pessoas, pois é um material firme e antiderrapante;
  • Leveza em comparação a outros materiais como aço e ferro.

Uso de chapas de alumínio xadrez para decoração

Com o crescimento de projetos arquitetônicos focados no estilo vintage e industrial, o uso de chapas de alumínio xadrez vem se tornando uma tendência. Agregando valor aos projetos, as placas criam um ar mais rústico e moderno para o design de interiores de residências ou estabelecimentos comerciais.

Alguns bares e restaurantes com temáticas anos 50 utilizam escadas caracol e ambientes com estilo industrial utilizam as chapas em detalhes mais sutis para criar uma atmosfera mais moderna. A aplicação pode acontecer desde pisos, móveis e até na criação de estruturas metálicas decorativas.

Onde encontrar chapas de alumínio

Seja para criar um ambiente mais bonito ou para uso em fábricas de maneira geral, é importante buscar por uma empresa que trabalhe com chapas de qualidade e opções de tamanho que atendam a necessidade do comprador.

A Coppermetal segue a risca os padrões de qualidade para entregar chapas funcionais e resistentes, com certificado ISO 9001 para comprovar sua eficiência.

A Coppermetal está há quase 30 anos trabalhando com soluções para empresas que precisam de metais. Para saber mais sobre nossos produtos, entre em contato com nossa equipe comercial!