As principais ligas de alumínio para anodização

ligas de aluminio

O alumínio é o metal da vez, e as suas ligas costumam ser resistentes à corrosão. No entanto, alguns projetos industriais exigem um grau ainda maior de potencial anticorrosivo. Para essas situações, a anodização das ligas de alumínio se mostra como uma solução viável. 

Nem todas as ligas são capazes de sofrer anodização, e quando o processo é submetido em uma peça que não tem essa propriedade, isso pode gerar o desgaste e a perda de qualidade da matéria-prima. A boa notícia é que existem muitas opções disponíveis que podem ser anodizadas. 

A anodização é recomendada especialmente para peças que irão atender a construção civil e metalúrgicas, que precisam de um potencial alto de resistência mecânica a mudanças climáticas e submetidas a diferentes procedimentos – como a usinagem, produção de automóveis, entre outros. 

A razão é simples: trata-se de segmentos que possuem uma necessidade de ligas de alumínio que explorem todo o seu potencial anticorrosivo. A seguir, explicaremos mais sobre esse processo, quais ligas podem sofrer anodização e as vantagens do alumínio. 

O que é anodização das ligas de alumínio?

A anodização das ligas de alumínio é um processo de revestimento do metal para aumentar a quantidade de óxido na superfície, o que aumenta a sua resistência mecânica e à corrosão (além de alterar a sua aparência também). 

Para se obter esse resultado, é feito um processo eletroquímico. A nova camada de óxido cobre toda a superfície e ajuda na proteção contra agentes externos – e ainda funciona como isolante térmico. 

O alumínio se destaca por sua leveza, se tornando hoje uma alternativa eficiente ao aço em projetos mais modernos. A boa notícia é que apesar de mudar a aparência e resistência, a anodização não altera o peso ou a densidade do produto. 

Para que serve a anodização?

A anodização tem o objetivo de aumentar a durabilidade das ligas de alumínio e torná-las mais eficientes para operações que submetem a peça a situações de corrosão. Além disso, o procedimento pode ter objetivo estético, para dar uma nova aparência ao alumínio. 

Como é feito o processo de anodização?

O alumínio é submetido a uma solução eletrolítica junto a um catodo (uma peça condutora que não reage à solução). Durante o processo, a corrente elétrica passa pela solução e libera hidrogênio do catodo em forma de oxigênio, e essa camada é colocada na peça de alumínio. 

Essa camada de óxido sobre a liga de alumínio pode ser 100 vezes maior do que a camada antes existente no material.  

Feito isso, a peça passa por um processo de selagem, que nada mais é do que o acabamento para fechar os poros. Para isso, o óxido é misturado com água quente e produtos químicos como o níquel. Isso também ajuda a reduzir a densidade. 

Quais ligas de alumínio são apropriadas para anodização?

As ligas de alumínio para serem anodizadas precisam de têmperas adequadas para preservar a aparência e qualidade da camada já existente. A ABNT determina quais são as ligas indicadas para o procedimento, ou seja, aquelas que não irão sofrer com desgaste e perda da qualidade e ainda podem ter ganhos estéticos. Confira as principais:  

Alumínio 6060

Essa liga de alumínio possui média resistência mecânica, então quando aplicada em projetos mais robustos, acaba precisando passar por anodização para aumentar seu potencial anticorrosivo. É geralmente associada também à anodização por estética. É utilizada geralmente na construção de perfis para a construção civil. 

Alumínio 6262

Produto com excelente usinabilidade e alta resistência mecânica e à corrosão. Costuma sofrer anodização para fins decorativos. 

Alumínio X6462

Possui boa resistência à corrosão e média mecânica. Durante o processo de anodização, a liga de alumínio tem o brilho aumentado. 

Alumínio 1100 H14

Utilizado especialmente para anodização decorativa de chapas de alumínio. 

Onde encontrar ligas de alumínio de qualidade?

A Coppermetal trabalha há 3 décadas oferecendo ligas metálicas para a indústria, inclusive o alumínio. Seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, a Copper oferece produtos de qualidade, com atendimento personalizado e alta durabilidade. Se a sua empresa precisa de ligas de alumínio, aqui é o lugar certo! Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento para falar com o nosso time comercial.