Os diferentes usos das chapas de alumínio

Os diferentes usos das chapas de alumínio

As chapas de alumínio são amplamente utilizadas na indústria, principalmente para a criação de bens intermediários no setor automotivo, na aeronáutica e na construção civil, além de estar presente na produção de bens de consumo, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Por ser um material leve e de fácil acesso, visto que é o metal mais abundante na crosta terrestre (cerca de 8% de toda a massa da terra é constituída por alumínio), as chapas desse material se tornam indispensáveis e, até certo ponto, insubstituíveis em alguns nichos.

Outras características que tornam o alumínio tão procurado são a alta resistência à corrosão, ductilidade, maleabilidade e a rápida reação com o oxigênio para formar o óxido de alumínio, um material abrasivo com alto poder de limpeza, utilizado para fazer jateamento de diversas superfícies.

As aplicações mais comuns das chapas de alumínio

Podemos encontrar o alumínio em praticamente tudo, mas quando falamos em chapas, o uso do metal ganha destaque em dois grandes setores da indústria, responsáveis por movimentar a economia de praticamente qualquer país. São eles:

Setor automotivo

Nesse setor, as chapas de alumínio ganharam grande relevância a ponto de mudar totalmente a indústria automobilística. A leveza desse material é, com certeza, um dos maiores motivos da sua utilização, proporcionando vantagens aerodinâmicas e principalmente de segurança.

Se fizermos uma comparação entre os carros atuais e os carros mais antigos, a principal diferença será o peso da estrutura metálica que, atualmente, além de favorecer a dirigibilidade do carro, agrega versatilidade à engenharia automobilística.

Um exemplo disso é a Mercedes-Benz Classe C, lançada em 2014, que só por ter metade da sua estrutura feita de alumínio ficou 70 kg mais leve do que a versão anterior toda feita em aço, visando um consumo menor de combustível.

O fator segurança também faz total diferença quando comparamos o alumínio com o aço. Já reparou que hoje em dia os carros “amassam com mais facilidade”? Essa é uma vantagem em casos de acidentes, visto que é muito mais fácil para a equipe de bombeiros recuperar a vítima que, por ventura, ficou presa nas ferragens.

Nos baús dos caminhões, as chapas de alumínio também são essenciais para as paredes e teto do baú. Nesse caso, é utilizado tanto as chapas lisas de alumínio quanto as chapas corrugadas, aquelas que formam ondulações no baú do caminhão.

Construção civil

Na construção civil, as chapas de alumínio se destacam também pela leveza, mas um fator de extrema importância é a elevada resistência às mudanças climáticas e. por esse motivo, são amplamente utilizadas por indústrias que produzem telhas e portões.

A resistência desse material também se aplica em estruturas metálicas temporárias, como em assoalhos para eventos. Nesse caso, é comum usar materiais que podem ser montados e desmontados com facilidade e a leveza do alumínio é um ponto positivo nesse quesito.

Na arquitetura em geral, o alumínio pode ser utilizado como um material coringa tanto por sua aparência quanto por sua facilidade de aplicação. O metal contrasta muito bem com a madeira e traz um aspecto mais moderno para a decoração dos ambientes.

Chapa de alumínio xadrez

Tanto na construção civil quanto no setor automotivo, as chapas de alumínio xadrez se tornaram indispensáveis como pisos antiderrapantes!

Podemos observar esse material principalmente no piso de ônibus e caminhões, mas o seu uso também é indispensável no ambiente industrial como pisos e escadas antiderrapantes.

ACM e chapa de alumínio são a mesma coisa?

A princípio, não! ACM e chapa de alumínio não são a mesma coisa, mas o alumínio é necessário para o ACM existir.

Como o próprio nome indica, ACM – Aluminium Composite Material, traduzido como Material de Alumínio Composto, é um revestimento constituído por duas chapas de alumínio e um núcleo termoplástico de polietileno de baixa densidade.

Esse material geralmente é visto em fachadas pela mesma razão que a construção civil utiliza o alumínio: a elevada resistência às mudanças climáticas. Ou seja, esse é um material leve, flexível e perfeito para ser utilizado na forma de placa!

Seja qual for o seu segmento, tanto no automotivo e na construção civil, quanto na indústria ferroviária, aeronáutica ou até na produção de alumínio composto, se a sua indústria precisa de chapas de alumínio, nós podemos te ajudar. Entre em contato com o nosso time comercial e solicite uma proposta!