Barramento de cobre: o que é e para que serve?

Barramento de cobre

O barramento de cobre é um produto fundamental para o uso em painéis elétricos e disjuntores, que conduzem grande quantidade de corrente elétrica.

Esse material pode ter uma variedade muito grande de aplicações. Desde os painéis elétricos de baixa tensão até cabines e quadros de distribuição mais potentes.

A aplicação do cobre para esse trabalho não é à toa, afinal, trata-se de um material nobre de ótima condutividade elétrica. Prova disso é a sua aplicação na maioria do cabeamento elétrico e eletrônico de diversos segmentos, de instalações industriais a componentes eletrônicos.

Neste artigo, você irá entender mais sobre as características dos barramentos de cobre que o tornam fundamental para diversas aplicações que envolvem eletricidade e sobre os tipos disponíveis no mercado. Continue a leitura!

O que é barramento de cobre?

Os barramentos elétricos de cobre são característicos por conduzir corrente elétrica. Basicamente, são barras maciças em cobre, geralmente eletrolítico.

Por possuir excelente condutibilidade elétrica, o cobre foi o material eleito para compor os barramentos, e estes podem ser aplicados em:

  • Quadros elétricos;
  • Tomadas;
  • Cabines elétricas;
  • Disjuntores;
  • Quadros de luz;
  • Quadros de distribuição;
  • Entre outros.

Tipos de barramento de cobre

Existem duas categorias de barramento de cobre disponíveis atualmente: os isolados e não isolados.

A seguir, entenda a característica de cada um deles:

Barramento de cobre isolado

O barramento de cobre isolado é o modelo mais seguro para ser utilizado na distribuição de energia elétrica, o que significa que o produto é mais eficaz para evitar que curtos circuitos aconteçam.

Dessa forma, esse barramento oferece máxima segurança para qualquer pessoa na hora de manusear quadros elétricos, o que o faz ser uma ótima opção para boa parte das empresas.

A aplicação é feita apenas em circuitos elétricos. O barramento isolado possui isolamento de 1 KV e utiliza PU Rígido antichamas – mais uma característica benéfica em caso de curto circuito.

Assim, as partes que recebem ação de corrente elétrica são totalmente isoladas, cumprindo seu papel com eficiência por meio do cobre, mas garantindo a segurança dos que estão envolvidos no processo.

Mas afinal, como na prática se faz um barramento de cobre isolado?

Existem três formas diferentes de fazer um barramento isolado:

1- Por meio de barras isoladas para montagem em campo;

2- Barras isoladas mediante projeto com curvas e fixações;

3- Barras isoladas com equipamentos já montados, nesse caso, os barramentos podem ser instalados em um componente que já esteja em funcionamento. 

Barramento de cobre não isolado

O barramento de cobre não isolado é capaz de conduzir quantidades maiores de corrente elétrica, e por essa razão, são inseridos principalmente em ambientes que não irão contar com o manuseio e a presença humana com frequência.

Nesse tipo de barramento, apenas profissionais especializados estão autorizados a executar  serviços, por estarem aptos e treinados a trabalhar de acordo com as normas de segurança requeridas para o trabalho..

Barramento Neutro e Terra

Ainda existe o barramento do tipo neutro e terra, que são utilizados em demandas específicas para cada tipo de condutor citado acima.

Eles são indispensáveis para garantir segurança, pois evitam que curtos circuitos aconteçam com maior facilidade e queimem toda a instalação elétrica, que pode comprometer toda a segurança em um ambiente e até causar incêndios dependendo da descarga elétrica e o tipo de ambiente e suas condições.

De maneira prática, esses barramentos levam para o solo potenciais fugas de descargas elétricas. O tipo neutro, por exemplo, utiliza fios terminais para realizar a ligação entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos em que há diferença de potencial entre as fases de um quadro.

Características do cobre

São várias as razões para se usar o cobre em um projeto elétrico, em detrimento a outros materiais. As características que embasam essa escolha estão listadas a seguir:

  • Em temperatura ambiente apresenta formato sólido;
  • Densidade de 8,94 g/cm³;
  • Ponto de fusão de 1084,62 °C;
  • Ponto de ebulição de 2562 °C;
  • Facilidade em ser movimentado de um lugar para o outro;
  • Pode ser reaproveitado;
  • Excelente condutor de calor e eletricidade.

Grande parte do metal é utilizado para a produção de fios elétricos, telefones, iluminação e, claro, no próprio barramento de cobre.

Ficou interessado em como o cobre pode ser útil para garantir segurança e eficiência no trabalho com eletricidade? A Coppermetal distribui barras chatas de cobre, que possuem muitas aplicações, mas são perfeitas para condução de energia. Entre em contato com nossos especialistas para fazer um orçamento e tirar suas dúvidas!