O que é o bronze fosforoso?

bronze fosforoso

O bronze é formado da mistura do cobre com estanho. A dureza do bronze está diretamente relacionada à quantidade de estanho na mistura, que pode chegar até 12% do valor total. Apesar da durabilidade que o estanho pode oferecer, o cobre conta com mais um elemento importante para garantir rigidez, resistência mecânica e evitar desgaste: o fósforo. A partir disso, dá-se origem ao que conhecemos como bronze fosforoso.

bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da história. Apesar de sua longa trajetória, ele continua sendo um dos mais populares membros da família da liga do cobre.

Acredita-se que o bronze surgiu por volta dos 5.000 a.C em razão da necessidade dos ferreiros em criar um material mais forte e volumoso, pois o cobre, por si só, possui uma textura “mole”, que não supria as necessidades da época.

No início, o bronze era muito utilizado para a fabricação de armas, estátuas, joias e medalhas. Nos dias de hoje, sua aplicação é mais diversa, estando presente nos navios, nos carros, nos instrumentos musicais e em tantos outros segmentos da indústria ou do cotidiano.

Vantagens da combinação do fósforo com bronze

O fósforo é um elemento químico com alto potencial de oxidação que pertencente à família dos não metais. Em sua união com o estanho e o cobre é capaz de oferecer grandes vantagens para a fabricação de materiais. O uso do fósforo faz com que o bronze se torne mais resistente ao desgaste e endurecido.

O fósforo é o elemento menos abundante na composição do bronze fosforoso, podendo chegar a no máximo 1% em relação às outras matérias-primas.

O bronze fosforoso é muito utilizado por sua excelente usinabilidade e facilidade no processo de soldagem. Além disso, outro diferencial é sua resistência à corrosão e capacidade de conduzir eletricidade. A densidade desta matéria-prima varia, mas em média, fica em torno de 8,75 g/cm³.

Aplicações do bronze fosforoso na indústria

O bronze fosforoso pode ter várias aplicações. Quanto mais fósforo o produto possui, mais resistente ele é a desgastes, e menor será a sua necessidade de lubrificação para conservação.

O bronze fosforoso pode ser utilizado para produção de: mancais, coroas, engrenagens, anéis de vedação, componentes de válvulas, elevadores, empilhadeiras, pontes rolantes, flanges e conexões, buchas para prensa e guias deslizantes.

A procura por produtos a base de bronze fosforoso se dá principalmente por seu potencial anticorrosivo, propriedades mecânicas e excelente resistência contra abrasão. As peças fabricadas a partir da matéria-prima podem ser feitas sob medida para atender a necessidade do consumidor. O uso dessa liga metálica é comum em: indústrias navais, químicas, alimentícias, para sistemas hidráulicos, equipamentos marítimos, entre outros.

Tipos de bronze disponíveis para indústria

Além do bronze fosforoso, existem outras combinações do cobre com estanho, por exemplo: o bronze de alumínio, bronze grafitado e o bronze manganês. A seguir, confira a lista com algumas das ligas metálicas disponíveis no mercado:

  • Bronze Liga BZ-12
  • Bronze Liga BZ-14
  • Bronze Liga SAE-40
  • Bronze Liga SAE-62
  • Bronze Liga SAE-64
  • Bronze Liga SAE-65
  • Bronze Liga SAE-66
  • Bronze Liga SAE-67
  • Bronze Liga SAE-68A
  • Bronze Liga SAE-68B
  • Bronze Liga SAE-430A

Onde encontrar bronze fosforoso

O bronze fosforoso pode ser comprado em diferentes tamanhos e formatos como buchas, tarugos, barras ocas, barras redondas, e até feitos em medidas personalizadas. Para isso, é importante encontrar uma empresa fornecedora com excelência em ligas metálicas.

A Coppermetal está presente há quase 30 anos atuando como fornecedora de metais de qualidade. Se sua empresa depende do bronze ou qualquer outra liga metálica para trabalhar, entre em contato com nosso time técnico para solicitar um orçamento!