Descubra quais são aplicações da bucha de bronze

buchas de bronze

As buchas de bronze são peças bastante vantajosas para diversos segmentos da indústria. Elas têm a função de sustentar o eixo e diminuir o atrito, tendo a função de elemento deslizante na composição de uma série de equipamentos industriais no seu sistema de movimentação.

Por esse potencial citado anteriormente, algumas buchas também recebem o nome de “buchas autolubrificantes”, pois oferecem um deslize melhor dos equipamentos, o que garante várias vantagens como a redução do desgaste e aumento da vida útil.

Devido às suas vantagens, é muito comum que as buchas de bronze sejam bastante procuradas por diferentes empresas que visam a maior qualidade de seus equipamentos industriais.

O bronze é um material bastante vantajoso para esse tipo de aplicação, afinal, é um material nobre, com alta ductilidade e que pode ser operado em diferentes cargas, velocidades e temperaturas.

As buchas de bronze são utilizadas em diversos tipos de equipamentos, ou seja, em máquinas com baixas velocidades e cargas mais pesadas também.

Por essa razão, separamos neste artigo todas as informações que você precisa saber sobre buchas autolubrificantes, as vantagens e quais os cuidados básicos que são necessários para incorporar esse item na sua produção. Confira!

O que são buchas de bronze?

As buchas de bronze são buchas cilíndricas autolubrificantes que são aplicadas em diferentes máquinas ou equipamentos industriais no sistema de movimentação, com o objetivo de sustentar o eixo para reduzir o atrito. Elas podem ser aplicadas em diferentes segmentos e equipamentos, tais como:

  • Mancais;
  • Bombas de água;
  • Sistemas hidráulicos;
  • Encostos;
  • Placas de desgaste;
  • Sapatas;
  • Entre outros.

Com isso, elas conseguem auxiliar na melhor performance e vida útil dos equipamentos, já que evita o desgaste.

Os sistemas de rotação ganham as buchas de bronze como auxílio para sua operação, o que evita no futuro, a necessidade de manutenção nos equipamentos.

Tipos de fundição de bronze

Fundição por centrifugação

Nesse método a fundição do bronze acontece pelo vazamento de metal líquido diretamente em um molde de metal. A partir daí, o molde passa a girar e uma pressão é gerada pela força centrífuga, que força o líquido a fluir em direção para parede do molde. Desse processo resultam peças com granulação pequena, na forma de um material compacto, sem porosidade e de alta qualidade.

Fundição contínua

Para a produção de peças de bronze em larga escala, o processo mais adequado é a fundição contínua, pois é um método que utiliza resfriamento indireto (com água) e moldes de grafite. Esse processo garante a fabricação de peças redondas, retangulares, quadradas e até tubulares conforme a necessidade. Essas peças apresentam uma estrutura mais refinada, principalmente quando comparadas às soluções produzidas em moldes de areia e ferro e, como vantagem, apresentam maior compactação e também são isentas de porosidade.

Vantagens das buchas de bronze

As buchas de bronze são verdadeiras aliadas para empresas que querem preservar suas máquinas por mais tempo e garantir uma rotina mais produtiva, com a segurança de que suas máquinas e equipamentos não darão problema.

A seguir, separamos as principais vantagens das buchas autolubrificantes para sua indústria:

  • Máxima proteção contra atritos;
  • Evita o superaquecimento do sistema de movimentação
  • Versatilidade – pode ser aplicada em diversas peças e segmentos;
  • Praticidade;
  • Resistência;
  • Pode ser fundido em diferentes processos;
  • Alta durabilidade.

Onde encontrar buchas de bronze?

Sua empresa quer aumentar ao máximo sua produtividade e não contar com dores de cabeça devido a um problema no sistema de movimentação das máquinas? Então investir em buchas de bronze de qualidade pode ser uma excelente opção para o seu negócio.

A Coppermetal trabalha há quase três décadas oferecendo ligas metálicas para diferentes setores da indústria e atendendo aos mais rigorosos padrões de qualidade. A Copper tem a solução certa em buchas de bronze para você. Quer saber mais? Solicite um orçamento!