Chapa ou bobina de alumínio? Qual usar?

Bobina de alumínio

O alumínio é um material bastante buscado por praticamente todos os segmentos industriais. Afinal, trata-se de uma matéria-prima resistente à corrosão, bastante durável e com eficácia comprovada nas mais variadas áreas. A aplicação pode acontecer de várias formas, como chapas ou bobina de alumínio.

Essas duas opções são semelhantes, mas a aplicação correta pode ser decisiva na qualidade de um projeto. Algumas diferenças são sutis e outras mais determinantes.

As chapas de alumínio são materiais comuns encontrados com facilidade por fabricantes de metal. Já as bobinas são mais específicas. A diferença entre elas está na aplicação que cada uma melhor se encaixa.

A seguir, entenda as diferenças e como escolher entre bobina de alumínio ou chapa.

Diferença entre chapa e bobina de alumínio     

As chapas possuem 0,250″ de espessura contra 0,249” da bobina de alumínio.

A bobina de alumínio é muito requisitada para a fabricação de embalagens – como latas, por exemplo. A vantagem é que as bobinas conseguem ser incorporadas em equipamentos industriais que fazem a moldagem personalizada do material.

O uso de bobinas, dessa forma, pode estar nos reboques de trator, painéis de carroceria e peças de automóveis ou mesmo na criação de utensílios domésticos de cozinha e produtos da construção civil (toldos, telhados, calhas, etc.).

Uma das grandes vantagens ao utilizar bobina de alumínio é que é possível aplicar diferentes tonalidades a ela, como azul, vermelho, dourado ou preto. Isso acontece por meio de um processo de anodização colorida. Além disso, o comprador pode escolher entre um acabamento fosco, polido, brilhante ou cintilante.

Já a chapa de alumínio é requisitada para construções mais pesadas. Na fabricação de produtos de transporte, aeroespacial e militar.

Afinal, o alumínio é um material resistente à variações climáticas, e por essa razão, as chapas são incorporadas como revestimento em tanques de combustível, jatos de espaçonaves e também para tanques de armazenamento de fluidos.

Vale reforçar também que as chapas de alumínio servem como pisos e estruturas para veículos, blindagem, e também na construção de navios.

Vantagens de utilizar chapa ou bobina de alumínio

Tanto a chapa como a bobina de alumínio são materiais com uma ampla aplicação. E a razão é simples: trata-se de uma matéria-prima com características ricas para os mais diversos setores.

Uma das principais vantagens do uso do alumínio – que o tornam muito mais atrativo do que o aço, por exemplo – é a sua leveza. Pesando aproximadamente 2,70 g/cm³, ele possui cerca de 35% do peso do aço e 30% do cobre.

Outra vantagem é que o alumínio possui excelente condutibilidade elétrica e térmica, sendo a segunda quase 5 vezes maior do que a do aço.       

Seja em chapa ou bobina de alumínio, trata-se de um material reciclável, e com baixo impacto negativo para a natureza.

Exemplo muito marcante da presença do alumínio (tanto em chapas como em bobinas) é no setor automotivo. Ora na construção de carroceria ora em peças específicas, que fazem com que os veículos sejam mais leves, consumam menos combustível e, economizem em recursos para o consumidor final.

Onde encontrar chapa e bobina de alumínio

Como vimos até aqui, o alumínio é uma matéria-prima versátil com ampla aplicação, e por isso, escolher entre chapas e bobina de alumínio é importante para garantir a melhor execução em um projeto.

Para conseguir esses materiais com qualidade e também sob medida de acordo com a demanda específica do seu negócio, é importante buscar pelo fornecedor correto.

A Coppermetal é uma empresa distribuidora de alumínio e outros metais ferrosos e não ferrosos há quase 30 anos. Com soluções personalizadas, a Copper oferece as melhores matérias-primas nas medidas necessárias.

Está precisando de alumínio para sua indústria? Conte com a Coppermetal. Solicite um orçamento clicando aqui!