As várias aplicações das chapas de metal na indústria

Chapas de metal

Trabalhando ou não no segmento industrial, você com certeza já deve ter visto a aplicação de chapas de metal para alguma finalidade. Elas ocupam praticamente todos os espaços hoje em dia – do chão de fábrica ao piso utilizado em transportes públicos, por exemplo.

A variedade de aplicações aliada à sua durabilidade é o que torna esse tipo de chapa tão incorporada ao segmento industrial, que precisa, necessariamente, de um material resistente para as operações.

Afinal, o ambiente industrial é um espaço volátil, com grandes variações de temperatura e tráfego de pessoas, por isso, faz todo sentido investir em um material altamente resistente.

Algumas chapas de metal podem também ser incorporadas a projetos meramente por seu valioso aspecto estético, por sua aparência polida e brilhante. Seja para isso ou para construções de estruturas, o que não dá para negar é o valor que esses materiais agregam para o segmento.

A seguir, separamos tudo que você precisa saber sobre chapas metálicas, suas aplicações e principais tipos. Confira!

O que são chapas de metal?

As chapas metálicas se caracterizam por sua estrutura plana, e espessuras variadas. Elas estão disponíveis no mercado a partir de diversos metais ou ligas metálicas, cada matéria-prima com uma finalidade específica.

Alumínio, aço inox, latão, bronze, cobre entre tantos outros são bons exemplos de materiais que compõem as chapas de metal.

Caracterizadas por sua aplicação ampla, essas chapas são muito requisitadas para diversas construções. O material é escolhido dada a aplicação e complexidade do projeto, mas a boa notícia é que sempre há bons recursos disponíveis para oferecer a melhor chapa de metal para cada necessidade.

Quer conhecer mais sobre quais são as principais chapas de metal disponíveis para o segmento industrial? Conheça as mais usadas.

Quais são as chapas de metal mais utilizadas na indústria?

Como você já percebeu, as chapas metálicas não são uma unidade, muito pelo contrário. Existem materiais para todos os gostos, com espessuras, durabilidade e resistência distintas.

Antes de sair comprando uma chapa de metal para seu projeto, é fundamental entender quais são as principais características que elas apresentam para uma tomada de decisão mais inteligente. Afinal, escolher a melhor estrutura metálica para o seu projeto é uma maneira de conseguir mais eficiência e durabilidade no mesmo.

Mesmo se for para fim estético, é importante conhecer as características do material. Imagine colocar em um ambiente com muita umidade um metal com potencial altamente corrosivo? Por mais belo que seja, ele logo irá se deteriorar e perder a boa aparência.

Para ajudar com essa tarefa, conheça a seguir os modelos mais famosos disponíveis hoje para comercialização:

Chapa de aço carbono

Bastante utilizadas para diversas fabricações em que não há tanta preocupação com a corrosão. Muito comum no segmento de automóveis e carrocerias para as estruturas (nesse caso, são geralmente cobertas com uma tinta que protege contra a oxidação).

A vantagem competitiva oferecida por essas chapas de metal está na sua resistência à tração, superior ao do cobre e do alumínio. 

Chapa de aço galvanizado

Dentro da categoria de chapa de aço carbono, está a chapa de aço galvanizado. Trata-se de uma estrutura feita de aço carbono que passou por um processo de galvanização. No processo, o óxido de zinco é revestido na superfície externa do aço criando desta forma um produto resistente à ferrugem.

Esse tipo de material costuma ser utilizado para peças automotivas e produtos que ficam expostos à água como baldes, equipamentos para estufas, tubos de irrigação, embarcações marítimas, entre outros.

Chapa de aço inox

Muito comum também para diversas aplicações, trata-se de uma chapa metálica bastante resistente à corrosão, pois, tem elementos de outras ligas incorporadas a sua estrutura (o que lhe garante um preço maior e mais vantagens em comparação às chapas de metal citadas anteriormente).

O inox também pode estar associado a fins estéticos, como por exemplo, na aplicação de eletrodomésticos, contudo, não para por aí. Esse componente é muito utilizado para construções de alta complexidade, como motores aeroespaciais, embarcações e estruturas marítimas de alto desempenho.

Os segmentos farmacêutico e alimentício também costumam fazer uso do aço inox por ser de fácil higienização e não acumular organismos causadores de doenças.

Chapa de alumínio

A chapa de alumínio é um material muito mais leve e menos espesso, contendo aproximadamente 50% da densidade do aço. Por essa razão, é muito procurada para projetos que exigem leveza e durabilidade.

Um exemplo prático é o uso de chapas de alumínio na construção de automóveis mais sustentáveis que tem o objetivo de reduzir o consumo de combustível.

Chapa de cobre

O cobre é um material famoso especialmente por seu alto potencial de condutividade elétrica, apelo estético e flexibilidade para diversas aplicações. Por essa razão, suas chapas podem ser utilizadas para peças de trabalho, equipamentos de solda, sistemas de bateria e na decoração de interiores.

Chapa de bronze

Com alta resistência a corrosão, dureza elevada, bem como um alto ponto de fusão, as chapas de bronze são predominantemente compostas por cobre e estanho. São ideais para a indústria naval e aplicações diversas em projetos que sofrem com variações de temperatura.

Outra aplicação cada vez mais comum é seu uso em segmentos hospitalares, visto que o bronze oferece uma condição em que vírus e bactérias são incapazes de sobreviver.

Chapa de latão

O latão é uma peça brilhante obtida através da fusão entre o cobre e o zinco. Por ser bastante maleável e resistente, as chapas de latão são muito utilizadas em diversos segmentos.

Graças a sua composição conter cobre, o latão possui elevada condutibilidade térmica e elétrica, bem como uma resistência elevada. Sua aplicação pode ser relacionada com caldeiras, condutores de água, engrenagens, rolamentos, entre outros.

Identificou entre as chapas de metal citadas, alguma que atende a necessidade do seu negócio? A Copper pode te ajudar com o material ideal para ao seu projeto! Entre em contato e solicite agora mesmo um orçamento.