Cobre, bronze e latão: conheça essas ligas metálicas e seu papel na indústria

Ligas metálicas

Chamamos de ligas metálicas misturas feitas a partir de dois ou mais elementos químicos, sendo que um deles obrigatoriamente precisa ser metal. As ligas são fundamentais para diversas aplicações na indústria e no dia a dia das pessoas.

Isso porque as ligas são feitas unindo características complementares de elementos distintos para criar um material único com propriedades voltadas para uma ou mais aplicações.

As ligas metálicas feitas a partir do cobre são exemplos disso. Cada uma possui uma aplicação diferente, mas tendo o cobre como metal principal na composição.

Neste artigo falaremos sobre três principais ligas feitas a partir do material citado no parágrafo acima: o próprio cobre (que não é composto 100% do metal encontrado na natureza), latão e bronze. Confira as características de cada um a seguir!

Cobre

O cobre e suas ligas metálicas são o terceiro metal mais comercializado no mundo todo. Ele se destaca por seu elevado potencial de condutibilidade térmica e elétrica e resistência mecânica.

Com densidade de 8,94 g/cm³, o cobre é uma liga metálica que apresenta alta durabilidade (pouco maior que a do aço). Ele é resistente à fadiga e também ao calor, com uma temperatura de fusão de 1.083 °C

Apesar de ser encontrado puro na natureza, quando comercializado o cobre é misturado com outros elementos para conseguir máxima capacidade de atuação na indústria.

Dentre suas vantagens, vale destacar:

  • Excelente condutividade elétrica, ou seja, pode ser incluído em locais de corrente elétrica para garantir um fluxo mais direcionado;
  • Resistente à desgastes e corrosão;
  • Resistência a bactérias e microrganismos que causam doenças – por isso, em hospitais mais modernos as maçanetas são feitas de cobre.

 Latão

O latão faz parte da família das ligas metálicas por ser um material formado a partir da combinação de cobre (Cu) e zinco (Zn). O material possui um brilho intenso – que inclusive se assemelha ao do ouro – e tal característica é fundamental para a estética dos produtos que utilizam essa liga.

Em sua composição, o latão é formado por 55 a 95% de cobre e de 5 a 45% de zinco. Sua aplicação é bem ampla, principalmente presente em instrumentos musicais de sopro (como trompete, flauta e saxofone), peças de maquinários, produção de tubos, armas e torneiras.

Entre suas principais características e vantagens, podemos destacar:

  • Alta ductilidade;
  • Alta condutibilidade térmica e elétrica;
  • Alto custo-benefício;
  • Alta versatilidade de produção;
  • Alta resistência à corrosão;
  • Alta resistência mecânica.

Bronze

O bronze também é uma liga metálica composta por 67% de cobre e 33% de estanho. Com a presença do estanho na composição, a garantia de rigidez é certa, além da resistência ao desgaste.

Por essa razão, ligas metálicas de bronze são utilizadas para diversas aplicações como medalhas, sinos, moedas e estátuas. Ou seja, produtos que precisam de elevada vida útil e são resistentes aos mais diversos cenários e condições naturais.

Outras aplicações possíveis, já pensando em um ambiente fabril, são: mancais, engrenagens e peças correlatas.

Além do estanho, outros elementos podem ser incorporados na mistura para produção do Bronze, como:  Zinco (Zn), chumbo (Pb) e fósforo (P).

As vantagens que esse produto oferece para as indústrias são:

  • Alta resistência mecânica;
  • Alta ductilidade;
  • Alta resistência ao desgaste;
  • Alta resistência à corrosão.

Onde encontrar ligas metálicas de qualidade?

A Coppermetal oferece soluções sob medida para empresas que precisam comprar ligas metálicas de qualidade e com segurança.

Há quase 30 anos oferecendo produtos para o segmento industrial, nós da Copper temos como pilares a agilidade, o serviço bem feito e a qualidade de nossos produtos. Disponibilizamos de uma grande variedade de chapas, barras, tubos, e outras soluções em metais para a produção da sua empresa não ficar parada.

Ficou interessado em como adquirir ligas metálicas com a gente? Baixe o nosso catálogo ou entre em contato com nosso time de atendimento especializado para te orientar com as melhores soluções para o seu negócio!