Fio de cobre estanhado: conheça suas características e finalidades

fio de cobre estanhado

O fio de cobre é um produto muito utilizado para diversos segmentos, especialmente na indústria. Em relação a esse material em sua forma estanhada, a aplicação é um pouco diferente, afinal, acaba se tornando um material mais resistente à corrosão, e por isso, pode ser aplicado em setores que precisam lidar diretamente com a água. 

Um exemplo disso é no segmento náutico, que é inclusive um dos grandes consumidores dos fios de cobre estanhados, pois o material mesmo em contato com a água não apresenta problemas como corrosão, ou seja, tem maior durabilidade independente das condições do ambiente. 

Não há dúvidas da importância do cobre nos dias de hoje. Trata-se de uma das ligas metálicas mais utilizadas do mundo todo, por apresentar várias vantagens que vão desde a excelente condutividade elétrica, térmica, resistência mecânica e até apelo estético. 

Contar com essa liga metálica, seja qual for a necessidade da sua empresa, é sinônimo de eficiência e máxima produtividade e economia com outros recursos. Existem dois principais tipos de fio de cobre: o nu e o estanhado. Você sabe qual é a diferença entre eles? É exatamente isso que iremos explicar neste artigo, continue a leitura aqui com a gente para entender qual a melhor solução para a sua empresa. 

Fio de cobre nu ou estanhado quais as diferenças?

 Não é difícil entender as diferenças físicas entre um e outro. Isso porque o próprio nome já diz: o fator determinante aqui é a presença do Estanho na composição do fio. Mas afinal, o que na prática isso significa? 

O fio de cobre nu é um material excelente para projetos elétricos, pois a característica principal é a alta condutividade térmica e elétrica. Eles servem como matéria-prima também para a produção de jóias e outros projetos que precisam de um produto mais flexível e de fácil maleabilidade. 

Já o cobre estanhado possui uma funcionalidade mais voltada para atividades que envolvem o contato frequente com a água. Para essas situações, o estanho é fundamental pois serve como uma camada protetora do cobre, fazendo com que ele dure mais tempo, mantenha sua coloração avermelhada e não enferruje com facilidade. Se você já acompanha o nosso blog, deve saber que o cobre não é de fácil corrosão, mas a presença do estanho contribui ainda mais com essa característica, e oferece máxima durabilidade do material. 

O que é fio de cobre estanhado?

O fio de cobre estanhado é o tradicional fio de cobre que já conhecemos, com uma camada protetora extra de estanho que ajuda tanto na proteção e durabilidade, como também facilita a aderência à soldagem. O estanho é responsável por criar uma barreira ainda maior e mais eficiente para que o cobre mantenha suas características marcantes (resistência, coloração atrativa e alta condutividade térmica e elétrica) aliadas a uma boa resistência à corrosão. 

O uso do fio de cobre estanhado na indústria naval

O uso do cobre estanhado na indústria naval é de grande importância. Isso porque o segmento necessita de materiais que sejam bons condutores e ao mesmo tempo sejam resistentes à situações adversas, mudanças climáticas, e especialmente à água do mar. 

As instalações elétricas de uma embarcação são as grandes consumidoras do fio de cobre estanhado. Isso porque o contato com o mar, que além de água possui sais, acelera o processo de corrosão, mas o material se mostra eficiente e preciso, além de oferecer ótima condutividade elétrica para desempenhar bem o papel em uma embarcação. 

Logo, não é exagero dizer que para uma embarcação funcionar e conseguir velejar em alto mar é importante contar com o cobre estanhado, que é capaz de garantir mais qualidade e segurança para os navegantes. Um exemplo de aplicação prática é no uso da liga metálica para movimentar os guinchos elétricos da âncora. A condução de energia elétrica feita através dos fios chega até a estrutura, e mesmo em contato direto com a água do mar, sua qualidade não é comprometida. 

Gostou de saber mais sobre o uso do fio de cobre estanhado na indústria naval? 

Saiba que esse é um elemento ideal para quem deseja trabalhar com instalações elétricas em ambientes adversos que oferecem grande risco de corrosão. Se está na dúvida se essa é a solução certa para você, a Copper pode te ajudar. Entre em contato com a gente agora mesmo que te ajudamos a encontrar a matéria-prima perfeita para a sua empresa. Solicite um orçamento!