Vergalhão de cobre e suas aplicações

vergalhão de cobre

O vergalhão de cobre se tornou uma peça fundamental para aplicações em diversos segmentos industriais. Trata-se de uma matéria-prima com excelente resistência química e que ainda tem um ótimo potencial anticorrosivo, o que justifica ser tão flexível e requisitado por várias empresas. 

Super flexíveis, os vergalhões feitos de cobre são de fácil manuseio e podem estar presentes tanto na forma de componentes para a fabricação de automóveis, como também em motores e sistemas de telefonia. Não há dúvidas de que esse é um excelente produto para as indústrias usarem como matéria-prima para suas demandas. 

O uso do cobre para a produção de vergalhões é uma ótima solução também em projetos voltados para eletricidade, afinal, trata-se de uma matéria-prima com capacidade condutora excelente – por essa razão, os vergalhões também podem estar presentes nas fábricas de eletroeletrônicos e produtos de informática. 

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre as aplicações e vantagens de investir no vergalhão de cobre para sua empresa. Continue a leitura para entender!

Vantagens do vergalhão de cobre

O vergalhão de cobre possui várias vantagens para diferentes segmentos da indústria. Isso porque o cobre é um material com propriedades ricas e elevadas. 

Diferente de outros metais, o cobre é bastante maleável e resistente à corrosão mesmo em altas temperaturas, o que naturalmente se reflete na qualidade de seus vergalhões. 

Além disso, trata-se de um elemento com alto potencial de condutibilidade térmica e elétrica, o que facilita a transmissão de energia em indústrias de eletrônicos. 

O cobre está presente na fabricação de itens muito presentes no dia a dia das pessoas, como televisores, computadores e celulares. É praticamente impossível não contar com esse material nesse tipo de produção. 

É por isso que o cobre é um dos metais mais utilizados no mundo todo, ficando atrás somente do ferro e do alumínio. 

As vantagens do vergalhão de cobre também estão relacionadas ao fato de ser um produto de fácil manuseio, o que, quando falamos da indústria de maneira geral, pode representar mais produtividade e agilidade. Além disso, trata-se de um produto que pode ser utilizado para diferentes segmentos, pois consegue manter sua qualidade em condições adversas. 

Outra qualidade que o vergalhão de cobre apresenta e que está em total sinergia com o momento atual que estamos vivendo, é o potencial anti bactérias e vírus. Ele possui propriedades antimicrobianas, que o torna capaz de eliminar até 99,9% das bactérias de sua superfície.

Características do cobre

O cobre é um elemento bastante abundante e que dá vida a diferentes ligas, como o bronze. Ele pode ser utilizado em diferentes setores, especialmente aqueles que precisam de boa condutibilidade elétrica, afinal, este pode ser considerado o “carro-chefe” do cobre. 

O vergalhão de cobre cumpre bem esse papel, e por isso, é uma ótima solução para diferentes empresas. Dentre as principais características da matéria-prima, podemos destacar:

  • Potencial anticorrosivo;
  • Maleável;
  • Resistência térmica;
  • Elevada condutibilidade elétrica;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Facilidade de conformação;
  • Flexibilidade. 

O cobre é também infinitamente reciclável, o que contribui para o meio ambiente e para uma produção mais consciente e econômica. 

Tipos de cobre para vergalhão

Entender o tipo de vergalhão de cobre vai depender da indústria na qual você opera. A seguir, separamos o mais comum e que com certeza atende as necessidades do seu negócio:

Cobre Eletrolítico (C11000) 

Disponível em Bobinas, Chapas, Tiras, Barras Retangulares, Vergalhões, Tubos e ânodos, o cobre eletrolítico é um material de excelência para a criação de cabos, condutores, motores, geradores, transformadores, contatos, fios condutores, componentes de rádio e televisão, caldeiras, tanques, juntas automotivas, radiadores, calhas, pregos e rebites.

Como característica principal, podemos destacar sua excelente conformabilidade a frio e a quente, bem como a soldabilidade e boa brasagem nas operações. 

Além disso, ele é o tipo de cobre mais vendido e procurado no mercado.

Onde encontrar vergalhão de cobre

Um dos maiores desafios de quem quer contar com vergalhão de cobre para a empresa é encontrar bons distribuidores ou fabricantes que consigam fazer a entrega e atender aos padrões de qualidade estabelecidos pela ABNT. 

A Coppermetal trabalha há três décadas com cobre de qualidade e está sempre preparada para entender as necessidades e ajudar os clientes. Venha fazer parte dessa história. Solicite um orçamento agora mesmo!