This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O crescimento da indústria naval brasileira e a relação com ligas metálicas
15 de outubro de 2020 | Categoria: Blog

A indústria naval é um segmento que se desenvolveu bastante no Brasil e contou com um crescimento considerável. Sua primeira expansão aconteceu durante a Guerra do Paraguai em que houve a necessidade de criar embarcações adaptadas para rios. Passada a guerra, a indústria não estacionou.
Hoje, a indústria naval é um grande mercado que apoia na geração de empregos e também no fomento de outros mercados, como é o caso da indústria siderúrgica.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek a indústria naval cresceu e, em 1979, já empregava cerca de 40 mil pessoas. Mesmo com toda essa evolução, esse mercado continuou mostrando bom desempenho nos anos 2000. De acordo com o último balanço feito pelo Ipea, de 2004 a 2014, o segmento cresceu 19,5% ao ano. Durante o período da pesquisa, houve a criação de 600 embarcações e 80 mil empregos diretos e 400 mil indiretos, segundo informações da Sinaval, instituição que representa os estaleiros no Brasil.
Outro momento em que o mercado naval se destacou e continua sendo de suma importância é na exploração do pré-sal. O segmento é responsável tanto pela construção de embarcações como também encomendas de sondas e plataformas para a extração do petróleo no mar.
A construção das embarcações por si só já movimenta a economia brasileira. Exemplo disso é a criação de três plataformas do tipo FPSO para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, encomendadas pela Petrobrás. Elas podem custar entre 2,5 bilhões e 3 bilhões de dólares. Esse tipo de obra afeta diversos setores e dá mais entusiasmo para indústrias de maneira geral, especialmente fabricantes de aço. A seguir falaremos um pouco mais sobre a relação dessas duas indústrias no mercado brasileiro.
Ligas metálicas para a indústria naval
Quando falamos sobre a indústria naval e como ela movimenta a economia, não podemos deixar de pensar nos setores que são afetados positivamente pelos investimentos no segmento. A engenharia naval tem como braço direito para sair do papel a indústria siderúrgica. As principais ligas utilizadas para a construção de uma embarcação são: aço e alumínio.
Para conseguir imaginar a dimensão entre esses dois setores industriais, tomemos como exemplo um navio de 245 metros de comprimento inaugurado no Rio de Janeiro em 2015. Para a criação do monumento, foram utilizadas 13 mil chapas de aço!
O aço utilizado para a construção naval é o inox. As embarcações são colocadas em ambientes corrosivos, e por esse motivo, propícios à degradação de metais. Emissão de gases e vapores residuais provenientes da combustão de máquinas ou motores, sistemas de refrigeração, entre outros, são algumas das condições que os materiais para criação de um navio precisam se adequar.
O uso do aço inox ocorre justamente em razão de suas características, como a resistência mecânica, à corrosão e temperaturas elevadas.
Mais recentemente, um material passou a ser adotado no lugar do aço para deixar a embarcação mais leves: as chapas de alumínio. O alumínio apresenta densidade de 2,7 g/cm³, enquanto materiais ferrosos possuem em média 7,8 g/cm³, o que justifica seu uso em projetos mais leves.
O alumínio possui excelente resistência em processos de anodização e soldagem, isento de tensões internas. Além disso, ele também é resistente à corrosão e possui excelente condutibilidade elétrica e térmica.
O alumínio pode estar disponível para a indústria naval em diferentes formatos como tubos, vergalhões, chapas, perfis, barras, bobinas ou lâminas, o que melhor servir de solução ao projeto.
A Coppermetal fornece as mais diversas ligas metálicas que podem ser utilizada para a construção naval como também em outros segmentos industriais.
Há quase 30 anos comprometida com a qualidade e versatilidade de seus produtos, a Coppermetal segue os mais rigorosos padrões de qualidade comprovados através do certificado ISO 9001.
Se você precisa de ligas metálicas sob medida conte conosco! Entre em contato pelo formulário e solicite um orçamento.