O que é indústria de bens intermediários e qual seu papel na metalurgia brasileira?

O que é indústria de bens intermediários

Muitas dúvidas surgem em relação sobre o que é indústria de bens intermediários. Isso porque esse tipo de fábrica não é tão comum no cotidiano, mas, sem esse segmento, muitas das coisas que conhecemos hoje não existiriam, já que em algum momento, precisaram passar por essa área.

Os bens intermediários caracterizam-se por fornecerem produtos para a fabricação de máquinas, ferramentas e outros equipamentos. Se formos pensar, esse segmento é praticamente a base de quase todas as outras indústrias, já que a maior parte precisa de maquinários para operar.

Alguns exemplos de aplicação para entender de maneira prática o que é indústria de bens intermediários são: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.).

As indústrias de bens intermediários fornecem matérias-primas para as indústrias de base e bens de consumo. Para fornecer esse tipo de serviço, essas fábricas contam com o apoio de metalúrgicas. A seguir, entenderemos o papel e a relação desses dois segmentos.

O papel das metalúrgicas nas indústrias de bens intermediários

As indústrias metalúrgicas são responsáveis pelo fornecimento de ligas metálicas para a criação de máquinas e ferramentas. Dessa maneira se relacionam diretamente com as mais diversas indústrias, especialmente com as de bens intermediários.

As metalúrgicas possuem grande peso na economia brasileira e a expectativa é que o aquecimento do setor no pós pandemia seja extenso. Se por um lado as indústrias de bens intermediários oferecem os insumos para bens de consumo e bens intermediários operarem, as metalúrgicas são responsáveis por oferecer os materiais para essa indústria operar.

Logo, podemos ver que existe uma relação de interdependência entre esses dois segmentos. E uma relevância maior ainda para outras empresas. Entender essa sinergia entre os setores ajuda a de fato entender o que é uma indústria de bens intermediários.

O que as metalúrgicas podem oferecer para as indústrias de bens intermediários?

Todo material necessário para que uma indústria de bens intermediários atue provém de metalúrgicas. Isso inclui peças em metais como aço, alumínio, ligas de cobre, entre outros produtos.

As metalúrgicas, logo, podem oferecer seus serviços para vários tipos de indústria, justamente pela flexibilidade de suas matérias primas que dão às fábricas produtos com elevada vida útil.

Os bens produzidos por metalúrgicas são flexíveis e podem ser aplicados nos mais diversos segmentos, desde a fabricação de maquinários até peças automotivas. Por essa razão, o não funcionamento de empresas metalúrgicas impacta muito na produtividade de outros setores no Brasil.

Distribuidoras de matéria prima para indústria de bens intermediários

Empresas fabricantes e distribuidoras de metais para indústrias extrativas ou de bens intermediários são fundamentais na garantia da supply chain.

É importante buscar por fornecedores que possuam produtos de bastante qualidade e que sejam certificados com os mais rigorosos padrões de segurança ISO. Assim, garantindo uma segurança maior em relação a qualidade do que está sendo comprado.

As distribuidoras de metais de qualidade ajudam indústrias de bens intermediários especialmente quando trabalham com peças sob medida. Oferecer as soluções certas para um um segmento que atende tantos outros e possui necessidades específicas é fundamental.

É assim que a Coppermetal atua. Há quase 30 anos trabalhando como distribuidora de metais, aços e metais não ferrosos, a empresa trabalha oferecendo soluções sob medidas para indústrias de diferentes tipos. Ela possui certificado ISO 9001 desde 2007 – focando em processos de qualidade e segurança.

Está precisando de qualquer tipo de suprimento metálico para sua empresa? A Coppermetal tem a solução. Entre em contato com nosso time de especialistas e solicite um orçamento!