O que é o bronze naval?

Bronze naval

A água do mar é um ambiente altamente corrosivo e, por isso, existe uma forte necessidade de investir em matérias-primas de qualidade e alta durabilidade para os transportes marítimos. É aí que o bronze naval entra em cena.

Muitas ligas metálicas não têm resistência para as ações destrutivas do oceano. Afinal, a água do mar é composta por diversos sais com diferentes impactos. Buscar por uma combinação forte não é fácil, mas o bronze naval (SAE 40) cumpre os requisitos para o manuseio nesse ambiente.

Mas afinal, do que essa liga é composta para garantir alta performance em um ambiente tão maleável como é o oceano?

O bronze naval é composto por 85% de cobre, 5% de estanho, 5% de chumbo e 5% de zinco. Essa é uma combinação esperta visto que o cobre, por si só, se apresenta como um metal bastante poroso. Cabe a inclusão dos outros materiais para garantir a durabilidade e resistência anticorrosiva.

O estanho é um elemento que se destaca por seu potencial anticorrosivo e elevada vida útil. Por isso, não há dúvidas de que na combinação com o cobre ele se tornaria um forte aliado para ferramentas e construções navais.

Aplicação do bronze naval

Não é à toa que uma liga de bronze foi eleita para a atuação marinha. Trata-se de uma matéria-prima bastante versátil e de boa aderência a outros elementos químicos. A elevada resistência ao desgaste é uma das marcas registradas que tornam esse material tão essencial para a indústria. 

O bronze naval pode ser aplicado em diversas partes de um sistema hidráulico, como buchas, suportes, cilindros, hastes de válvulas, engrenagens etc. Ou seja: tudo que pode ter um contato direto ou indireto com a água do mar.

Trocadores de calor, condensadores e placas de tubo também podem contar com essa liga metálica em sua composição, afinal, o material possui elevada resistência térmica.

Seja em iates de luxo, navios de cruzeiro ou até embarcações de carga, essa liga garante uma boa aderência e máxima resistência para evitar problemas com ferrugem que podem influenciar na segurança e no desempenho do transporte fluvial.

Assim, podemos dizer que a aplicação do bronze naval não é limitada a somente um tipo de embarcação ou peça específica. Trata-se de um material bastante maleável e que pode ser encomendado sob medida.

Características do bronze naval

Como já vimos por aqui, o bronze naval possui diversas vantagens e a maior delas é a sua alta resistência em contato com ambientes marinhos.

Além disso, é importante ressaltar que o material possui alta ductilidade, resistência ao desgaste e à corrosão.

Outra vantagem importante é que o bronze naval é um material sólido que não se deteriora, o que também é vantajoso quando pensamos em soluções que não agridam o meio ambiente. Isso significa que ele não emite ativos poluentes na água do mar.

Onde encontrar bronze naval

O bronze naval pode ser encontrado em diversos formatos e encomendado sob medida para aplicações específicas.

Os formatos mais comuns de distribuição são tarugos, buchas e barras retangulares, o que garante uma máxima flexibilidade da matéria-prima para aplicação em vários segmentos e produtos distintos.

É importante ter em mente que, por se tratar de um material nobre e de tamanha importância para garantir a qualidade e segurança das embarcações, é necessário pesquisar e buscar por distribuidores de ligas metálicas de qualidade.

A Coppermetal trabalha há quase 30 anos oferecendo atendimento de qualidade e as melhores ligas metálicas para os diversos segmentos industriais. Visando sempre a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes.

Quer encontrar bronze naval de qualidade? Entre em contato e solicite um orçamento com nosso time de atendimento.