O uso das ligas de cobre na luta contra a covid-19

Ligas de cobre

A realidade que clínicas e hospitais estão vivendo é de total atenção para garantir a higiene e boas práticas de limpeza. O cenário é bastante desafiador, afinal, lidar com uma pandemia não é fácil, e qualquer deslize pode resultar em maior contaminação. Para evitar esse problema, ligas de cobre estão sendo investidas para compor estruturas hospitalares.

O cobre é utilizado principalmente para segmentos industriais, por suas características que o tornam um produto bastante durável e flexível.

Mas como as ligas de cobre estão sendo ativas no combate ao novo coronavírus?

Um estudo recente mostra que microrganismos como vírus e bactérias não sobrevivem por muito tempo quando estão em contato com ligas de cobre.

A seguir, vamos explicar mais a fundo sobre como isso acontece e onde o cobre pode ser incorporado no segmento médico.

Uso do cobre contra vírus e bactérias

Além da sua atuação constante em diversos segmentos industriais, as ligas de cobre têm muitos benefícios que as tornam excelentes para a área da saúde.

O cobre é capaz de eliminar bactérias, pois seus íons dissolvidos na atmosfera levam à perda celular do microrganismo. A membrana se rompe e leva à perda de todo conteúdo celular, inclusive do próprio DNA, que se degrada e sai da célula.

De acordo com um relatório feito pela empresa Copper Development Association-Copper Alliance, o cobre é seguro e pode ser usado sem preocupações, pois não é prejudicial ao ser humano ou ao meio ambiente. Isso significa que ele é, de fato, antimicrobiano, sem adição de produtos químicos, e de quebra ainda é reciclável.

Explicando de maneira prática, isso significa que as ligas de cobre geram radicais livres que danificam o DNA ou RNA de um vírus e bactéria, inviabilizando total ou parcialmente a atividade viral do microrganismos, o que impede a sua replicação.

Dessa forma, não há dúvidas de que o cobre é um material preciso e que deve ser aliado à equipe médica no combate ao novo coronavírus. A seguir, entenda como essa liga é incorporada no segmento da saúde.

Aplicação do cobre antimicrobiano

Quando as ligas de cobre são voltadas para conter vírus e bactérias, é possível também adotar a nomenclatura de “antimicrobiano” para se referir ao material.

O cobre consegue eliminar até 99% de microrganismos em uma superfície de contato. Mesmo que agora o uso do álcool em gel já se tornou parte da rotina de todos, contar com o material é um forte aliado.

Em hospitais e clínicas médicas é recomendado o uso de balcões, corrimãos, barras de apoio, maçanetas, pias, torneiras, ou seja, todas as estruturas que servem de superfície de contato e podem transmitir o vírus.

A partir dessa aplicação, as ligas de cobre conseguem fazer o papel de reduzir drasticamente a propagação de vírus como o covid-19 e tantos outros, como o da gripe H1N1, conjuntivite, etc.

É claro que o cobre sozinho não adianta, é importante que as boas práticas de limpeza e higienização sejam preservadas, assim, é possível manter um alto nível de desempenho e segurança para evitar mais contaminação.

Dica de ouro: para uma solução ainda mais personalizada, além do cobre, o latão é outra liga que funciona muito bem no combate ao covid, sendo inclusive utilizado na fabricação dos respiradores.

Características do cobre

Muito além do seu papel antimicrobiano, o cobre é utilizado em projetos elétricos – como é o caso dos fios de cobre – por sua excelente capacidade de transferir energia elétrica, ductilidade e facilidade de ser locomovido.

Outro benefício é que as ligas de cobre são 100% recicláveis, o que acaba sendo uma grande vantagem tanto para o segmento hospitalar, como para qualquer outro da indústria.

Para encontrar cobre de qualidade, é necessário buscar por empresas comprometidas que saibam trabalhar com o produto. E assim é a Coppermetal!

Há quase três décadas trabalhando como distribuidora de metais, a Copper desenvolveu toda uma expertise para não só oferecer o melhor material, como também tem informações preciosas para dar o melhor atendimento a seus clientes.

Ficou interessado nas vantagens que as ligas de cobre podem oferecer ao seu segmento? Então entre em contato com a Copper e solicite um orçamento!