Preço do cobre no mundo: Por que as mineradoras permanecem cautelosas?

Preço do cobre

Após um longo período de retenção no preço do cobre, profissionais que utilizam o material no dia a dia foram surpreendidos por uma alta, em que o valor do metal chegou a U$ 4,36/lb. Esse representa o maior aumento do metal dos últimos 10 anos.  Ainda assim, o aumento demonstrou que as mineradoras continuam cautelosas.

A razão do aumento no preço do cobre foi impulsionada por uma alta demanda de veículos elétricos na China – ainda que com estoques mais baixos, já que as vendas foram menores em razão da recessão econômica.

De acordo com o presidente da Câmara de Mineração do Chile ao BNamericas, Manuel Vieira, existe um problema de demanda que precisa ser resolvido. “O mercado do cobre atualmente é um tabuleiro de xadrez. O fornecimento tem sérios problemas para cobrir a demanda, já que o consumo da China tem sido enorme”.

Ainda sobre a China, o país está se recuperando da pandemia com mais velocidade que outros países, causando um efeito direto na oferta e demanda do material no restante do mundo.

Importância do cobre para a indústria

A pandemia também afeta a economia com riscos inflacionários, aumentando a volatilidade dos preços dos insumos e fazendo com que a grande maioria das empresas que compram e vendem cobre façam as suas transações com mais cautela.

O Chile, por exemplo, é o maior produtor mundial de cobre e é possível que o insumo seja capaz de movimentar o PIB chileno positivamente. de 0,5 a 1,5% em 2021, gerando mais de U$ 2 bilhões extras para o tesouro do país.

Só no início deste ano a Cochilco (Comissão Chilena de Cobre) previu um preço médio de US $ 3,30 / lb para 2021 e US $ 3,00 / lb para 2022. A agência projeta um mercado equilibrado para os próximos anos.

E esse é um cenário bom inclusive para mineradoras brasileiras. Afinal, a exportação com o preço do cobre mais competitivo é capaz de repassar os custos e fazer a economia rodar.

Para que serve o cobre?

O cobre é um metal utilizado em diversos segmentos industriais para a fabricação de produtos como estátuas, medalhas, adornos, panelas, entre outros.

Ele está presente na criação de uma das mais importantes ligas metálicas do mundo: o bronze. Na combinação com o estanho, o cobre fica mais rígido e ainda mantém seu brilho.

O cobre é um material de excelente condutibilidade elétrica, e por isso, os fios de cobre são muito caros e requisitados.

Além disso, trata-se de um metal muito maleável, o que garante uma série de vantagens em relação à combinação com outros elementos químicos, e com a fabricação de peças em diferentes formatos e tamanhos.

Onde encontrar cobre?

Contar com um distribuidor de cobre neste momento em que vivemos a complexidade de oferta x demanda, é fundamental para as empresas que utilizam essa liga metálica.

A Coppermetal é fornecedora há 30 anos de cobre, oferecendo para seus clientes um metal de altíssima qualidade e a preço justo. Ficou interessado nas vantagens que ele pode oferecer? Solicite agora mesmo um orçamento com a Copper!