Quais as vantagens de trabalhar com tubos de aço inox?

Quais as vantagens de trabalhar com tubos de aço inox?
Muito utilizados na produção de equipamentos hospitalares, utensílios domésticos, bem como nos segmentos da construção civil, montadoras de automóveis, nas indústrias química e alimentícia, os tubos de aço inox são de fato essenciais para o mercado. Mas antes de entender por que esse material é tão eficiente e utilizado por esses segmentos, é importante entender o contexto em que o aço passou a fazer parte do cotidiano da sociedade e como a sua composição foi melhorada ao longo da história industrial. Qual é a origem e a composição do aço? De arranha céus a pontes, de aparelhos eletrônicos a carros e vários outros itens, o aço pode ser considerado a espinha dorsal da indústria, mas é impossível falar em aço sem levar em consideração a história do ferro. Para os historiadores, o desenvolvimento do metal é o que define a divisão entre as eras pré-históricas da sociedade, podendo ser dividida da seguinte forma:
  • Idade da pedra: Tem início no período paleolítico, há 2,5 milhões de anos, passando pelo mesolítico (13.000 – 9.000 a.C.) e neolítico (5.000 – 3.000 a.C.).
  • Idade dos metais: Começa com a idade do cobre (3.300 – 1.200 a.C.) e evolui de forma intercalada com a idade do bronze (3.300 – 700 a.C.), ou seja, tanto o metal, cobre, quanto a sua liga metálica, bronze, são usados pela humanidade simultaneamente.
Ainda dentro da idade dos metais na pré-história e chegando até a idade média, temos a idade do ferro, que durou entre os anos 1200 a.C. e o século IX (ano 1000 d.C.). Todo esse contexto histórico serve para abordar a ascensão do ferro na sociedade e a evolução pela qual esse metal passou para se transformar no que conhecemos hoje como aço, que surgiu por volta do ano 500 a.C. no Egito antigo com a mistura do ferro e o carvão para criar lanças e espadas. Atualmente, sabemos que o aço é uma liga metálica formada por ferro e porcentagens de carbono, que variam entre 0,008 e 2,11%. O processo de Bessemer, criado por Henry Bessemer, foi patenteado apenas em 1856, possibilitando a produção em massa de aço.

Como o aço se torna inoxidável?

Para o aço se tornar uma liga metálica altamente resistente à oxidação, a sua composição, além de ferro e carbono, recebe níquel, crómio, molibdénio e outros elementos opcionais capazes de atribuir características funcionais ao aço sem comprometer a sua estrutura padrão. O crómio, apesar de ser oxidável, é o responsável pela alta resistência a oxidação dessa composição de aço. O crómio existente nessa liga, ao entrar em contato com o oxigênio, sofre uma oxidação e esse fenômeno cria uma superfície fina e estável que, por sua vez, impermeabiliza o aço. Esse processo foi descoberto em 1912 por Harry Brearley, um operário de uma produtora de aço que, a pedido de uma fabricante de armas, foi encarregado de desenvolver um material que tivesse a mesma resistência do aço, mas que não sofresse oxidação para revestir o interior dos canos das armas que se desgastavam com o calor. Assim surgiram os primeiros tubos de aço inox.

Aplicações comuns dos tubos de aço inox e outros formatos

Muito além do seu primeiro uso em armas de fogo, hoje os tubos de aço inox são indispensáveis para diversos segmentos industriais por sua durabilidade, propriedades higiênicas, aparência e principalmente por não sofrer oxidação diante de diversas exposições diferentes. Alguns desses segmentos são:

Indústria em geral

Os tubos de aço inox hoje são fundamentais em diversos polos industriais, mas ganha destaque nas produções alimentícias e farmacêuticas, não apenas como um item eficiente, mas de caráter obrigatório para o atendimento de normas sanitárias definidas pela ANVISA e outros órgãos regulamentadores. Geralmente, o aço inox é encontrado nessas indústrias em tubulações, mas também é predominante em equipamentos, como condensadores, tanques e outros que necessitam das propriedades únicas desse material.

Utensílios domésticos

Seria muito difícil falar sobre a fabricação de panelas sem mencionar o aço inox como característica principal do produto. Afinal, se a indústria que produz e processa o alimento usa o material, é natural que o consumidor final também o utilize. As panelas feitas com o aço inox não absorvem odores e evitam a proliferação de bactérias e, por isso, é o tipo de utensílio mais utilizado por chefes de cozinha no mundo inteiro. Um ponto positivo que pode ser agregado a esse material é que o aço inox não libera resíduos de nenhum tipo de metal presente em sua composição e, dessa forma, é o único material indicado para cozimentos de longa duração.

Equipamentos hospitalares

A produção de equipamentos hospitalares utiliza tubos de aço inox, chapas, barras e conexões em grande quantidade, justamente por suas propriedades antibacterianas e de alta resistência a peso e impacto. Essas duas características fazem toda a diferença no ambiente hospitalar e, por isso, o aço inox é o material escolhido para a produção de carros de transporte, maca de transferência, suportes de soro, banquetas de elevação giratória e outros.

Arquitetura

O aço inox também tem sido o material de escolha de muitos engenheiros e arquitetos, não só por suas propriedades favoráveis à construção civil, mas também por sua estética, que garante um aspecto moderno para o projeto arquitetônico. Entre as aplicações comuns da liga no setor, estão as fachadas, coberturas, janelas, portas e decorações em geral, como móveis feitos inteiramente ou parcialmente em aço inox e acabamentos com estrutura exposta, tendência que ganhou força nas últimas décadas por aliar modernidade e economia. No caso de estruturas expostas, o aço inox é escolhido mais por uma questão de aparência, que pode ser liso ou escovado, do que pela sua funcionalidade, visto que ele pode ser substituído pelo cobre ou até pelo alumínio, dependendo da aplicação arquitetônica. Os tubos de aço inox são peças-chave na produção de praticamente qualquer indústria e, definitivamente, não podem faltar no seu estoque! Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento agora mesmo! Recomendamos também o uso da nossa calculadora de pesos e medidas para facilitar o seu dia a dia, acesse: