Conheça as principais especificações dos vergalhões de alumínio

vergalhões de alumínio

Os vergalhões de alumínio são produtos bastante buscados no segmento metalúrgico, pois são flexíveis e permitem uma vasta gama de aplicações em indústrias de diversos setores.

Trata-se de um formato para oferecer alumínio de maneira maleável, garantindo toda a propriedade do material e sua alta qualidade. Além disso, os vergalhões são feitos a partir de um processo bastante rigoroso de moldagem, para garantir o mais alto padrão de qualidade na aplicação.

Vale ressaltar ainda, que o alumínio é um metal super leve, com alta condutividade elétrica, resistente à corrosão e com baixo ponto de fusão. Sendo também, a matéria-prima mais abundante na crosta terrestre, e por essa razão, sua extração não é tão prejudicial ao meio ambiente – principalmente por se tratar de um material 100% reciclável.

Por essas razões, o alumínio é bastante procurado e seu consumo tem sido cada vez mais disseminado, como no caso da indústria automobilística que substitui peças de aço por alumínio para reduzir o peso total do veículo.  Outras vantagens que esse elemento metálico apresenta são:

  • Propriedades anti magnéticas;
  • Potencial elevado de condutibilidade térmica e elétrica;
  • Resistente à corrosão;
  • Super maleável;
  • Infinitamente reciclável.

Existem diferentes tipos de vergalhões de alumínio disponíveis hoje no mercado, como: redondo, quadrados e sextavados. Este artigo tem o objetivo de mostrar cada um deles, as especificações técnicas e onde eles podem ser aplicados na indústria.

Tipos de vergalhões de alumínio

Como você já deve saber, existem três tipos principais de vergalhões de alumínio e nós separamos informações precisas para você entender sobre cada um deles para conseguir escolher melhor na hora de fazer uma compra.

Eles são utilizados na engenharia estrutural, indústria automobilística, indústria naval, peças usinadas em tornos e forjamento a frio. Além disso, é importante saber que as ligas de alumínio para os diferentes tipos de vergalhões são:

  • 2011;
  • 6061;
  • 6351;
  •  

Confira a seguir detalhes sobre cada um deles:

Vergalhões de alumínio redondos

Um dos mais populares vergalhões de alumínio, os redondos são utilizados em praticamente todo segmento industrial, especialmente na construção civil, mas também para a produção de barramentos elétricos e peças usinadas em torno automático. Suas medidas variam de 3 a 390 mm.

Vergalhões de alumínio quadrados

Os vergalhões quadrados de alumínio são muito utilizados especialmente na engenharia e arquitetura. Seu uso é fortemente indicado para criar estruturas, automóveis e até para artigos de decoração. Suas medidas variam de 6 a 100 mm de diâmetro.

Vergalhões de alumínio sextavados

Altamente resistentes à corrosão, os vergalhões sextavados costumam ser utilizados em estruturas metálicas. Também apresentam alta maleabilidade, e por isso, são um dos favoritos para processos de soldagem. Suas medidas variam de 7 a 76 mm de diâmetro.

Aplicação dos vergalhões de alumínio na indústria

O alumínio é um material com várias qualidades como já listamos aqui para vocês. Ele possui densidade de aproximadamente um terço do aço e do cobre, e essa é uma das mais valiosas vantagens que esse elemento metálico pode oferecer à indústria.

Afinal de contas, cada vez mais o consumo do alumínio tem sido adotado, ora por sua leveza, ora por sua maleabilidade, ora por seu potencial pouco prejudicial ao meio ambiente.

Sendo assim, a aplicação dos vergalhões é indicada para diferentes segmentos.

A seguir, separamos alguns exemplos da aplicação deste formato na indústria:

  • Indústria de fios e cabos: especialmente por seu potencial flexível e maleável que permite fabricar prontos leves e resistentes a diferentes condições ambientais;
  • Indústria automotiva: para a fabricação de peças e componentes para carros e veículos de grande porte;
  • Indústria naval e aeronáutica: peças e componentes e podem inclusive fazer parte da estrutura de navios;
  • Siderúrgicas: promove a desoxidação do aço;
  • Indústria elétrica: por seu excelente potencial de condutibilidade elétrica, os vergalhões de alumínio não poderiam ficar de fora desse segmento.

Onde encontrar vergalhões de alumínio?

Na busca de encontrar a melhor matéria-prima em vergalhões de alumínio para o seu negócio, é importante contar com empresas flexíveis e que ofereçam materiais que sigam os mais rigorosos padrões de qualidade.

A Coppermetal é essa empresa e além de tudo, oferece atendimento de excelência e entrega rápida. Quer conversar mais sobre vergalhões e ver qual se adapta melhor à sua indústria? Entre em contato e solicite um orçamento!