Aços especiais para ferramentas: tire todas as suas dúvidas
Conhecidos por sua robustez e elevada resistência, metais e ligas metálicas são sinônimos de alta performance na indústria moderna. Apesar de muitas peças desses materiais já suprirem necessidades, existem os aços especiais para ferramentas, que oferecem ainda mais durabilidade, resistência e alta performance.
Os aços especiais para ferramentas (ou apenas “aços ferramentas”) compõem uma classe de ligas metálicas altamente qualificadas e com algumas modificações no processo de fabricação que asseguram qualidades adicionais para o produto final.
Não são poucas as indústrias que se beneficiam desses materiais especializados. Na verdade, eles atendem a uma gama gigante de possibilidades e podem ser moldados para a criação de ferramentas técnicas sob medida.
Existem aços especiais para ferramentas de diferentes tipos:
- Aços para trabalho a frio;
- Aços para trabalho a quente;
- Aços para trabalho de alta velocidade;
- Aços temperáveis;
- Aços para moldagem industrial;
- Aços resistentes ao choque;
- Entre outros.
Ao longo deste conteúdo, iremos explorar cada um desses tipos de aços, além de apresentar suas qualidades e também em quais casos eles podem ser utilizados.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que são aços especiais para ferramentas?
Os aços especiais para ferramentas possuem características e propriedades específicas (ou reforçadas) em comparação aos aços comuns. Isso acontece porque durante o processo de fabricação, a peça é submetida a um tratamento térmico especializado, que potencializa suas propriedades.
O uso dos aços especiais para ferramentas está bastante relacionado com a criação de máquinas, especialmente aquelas voltadas para áreas de metalurgia e siderurgia para ferramentas de corte, matrizes, moldes e demais peças técnicas que necessitam de maior resistência.
Vantagens dos aços especiais para ferramentas
Existem diferentes classes de aços especiais e cada uma terá uma característica e resistência diferente. A seguir, listamos características-chave que esse tipo de peça costuma contar:
- Resistência à elevadas temperaturas;
- Boa condutibilidade e resistência contra choques;
- Resistência ao desgaste;
- Alta tenacidade;
- Usinabilidade elevada;
- Temperabilidade;
- Resistência à corrosão;
- Elevada vida útil.
Os principais tipos de aços especiais para ferramentas
Como dito ao longo deste conteúdo, os aços especiais para ferramentas são aqueles que possuem características próprias e oferecem ainda mais durabilidade em termos de resistência. Geralmente, são destinados para indústrias produtoras de matérias-primas e máquinas mais robustas.
Dentro desse grupo seleto de aços especiais, existem algumas classificações. A seguir, listamos os principais para você conhecer. Confira:
1. Aços especiais para trabalho a frio
Voltados para trabalhos que não necessitam de temperaturas tão elevadas (até 250ºC), os aços especiais para ferramentas de trabalho a frio são divididos em três categorias:
– O: Aços temperados em óleo, voltados principalmente para punções e matrizes na aplicação de cortes de chapas, trefilação, forjamento, etc;
– A: Temperados a ar, essa subcategoria de trabalho a frio é utilizado na fabricação de lâminas e punções para corte de chapas;
– D: Temperados com alto carbono e alto cromo, que são muito utilizados para estamparias, calibres, rolos e laminação de roscas, entre outras aplicações.
2. Aços para trabalho a quente
Os aços especiais de ferramentas para trabalho a quente são ideais para condições extremas em situações em que as peças terão contato com temperaturas elevadas.
Para esse resultado, os aços possuem carbono em sua composição, o que garante maior dureza e resistência. A composição pode contar com cerca de 0,5% de carbono e, pode chegar ainda a 25% de cromo.
Uma das fábricas que utilizam muito do aço para trabalho a quente são as de injeção de plástico e fundição de peças metálicas como alumínio, chumbo, estanho e zinco.
3. Aços com resistência ao choque
Manganês, silício, cromo, tungstênio e molibdênio. Esses são os metais que compõem os aços especiais para ferramentas que criam peças resistentes ao choque, e além disso, são excelentes para projetos elétricos de alta tensão — isso porque possuem resistência mecânica elevada e boa tenacidade.
Esse tipo de aço especial é usado especialmente para a fabricação de cinzéis, rebites, punções e entre outros projetos que necessitam de maior resistência.
4. Aços para moldes
Os aços para moldes são voltados para indústrias de injeção que precisam de aços flexíveis, oferecendo homogeneidade e potencial de usinabilidade.
Onde encontrar aços especiais para ferramentas?
A Coppermetal é distribuidora de metais e ligas metálicas para todo o Brasil, aliando qualidade dos produtos com atendimento personalizado e ágil. Com a Copper, você terá acesso às melhores matérias-primas para sua indústria.
Ficou com dúvidas sobre quais aços especiais são melhores para o seu projeto ou para as demandas do seu negócio? Podemos ajudar a esclarecer todas as dúvidas para você tomar a melhor decisão.
Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!