Entenda as diferenças entre as ligas de alumínio 6061 e 7075

O alumínio é hoje em dia uma das principais ligas metálicas cuja dureza e resistência se aproximam à do aço. Trata-se de uma matéria-prima mais leve e sustentável (100% reciclada) que possui diferentes ligas e propriedades mecânicas específicas. As duas classes mais populares são: ligas de alumínio 6061 e 7075. 

As classes de alumínio consistem em oferecer mais versatilidade para o mercado e mais economia para diferentes produções na indústria. Essa popularidade não é à toa, já que o alumínio possui densidade de 2,7 g/cm³, o que corresponde a menos da metade do aço e do cobre.

A produção de automóveis, construção civil e até aeronaves já contam com o alumínio como matéria-prima para substituir peças de aço – que deixavam o projeto mais pesado e menos econômico e sustentável. 

Entendendo a importância que essa matéria-prima possui, falar sobre as ligas de alumínio 6061 e 7075 é fundamental, para entender as diferenças e quando optar por uma ou outra. A seguir, entenda melhor sobre cada uma delas. 

O que é liga de alumínio 6061?

O alumínio 6061 é uma das ligas mais populares de alumínio existentes. Trata-se de uma combinação do Alumínio com Magnésio e Silício. É uma matéria-prima que se destaca por sua flexibilidade e resistência à corrosão, ainda que não seja indicada para projetos que envolvem usinabilidade e solda.  

A liga possui boa resistência mecânica e à corrosão. É indicada para projetos que não exigem um alto grau de usinabilidade, mas pode ser muito bem voltada para aqueles que possuem exigência estética, já que se trata de uma peça de bom polimento. 

Bastante flexível, a liga de alumínio 6061 pode ser aplicada em moldes diversos, estruturas navais, indústria automobilística e moveleira. 

O que é liga de alumínio 7075?

alumínio 7075 é uma liga composta por 88% de Alumínio (Al), 6% Zinco (Zn), 2,5% de Magnésio (MG) e 2% de Cobre (Cu). É um material bastante resistente, especialmente à fadiga, se comparado a outras ligas. É também um produto forte, com alto poder de usinabilidade e durabilidade. 

Chamado de Zicral, este material leve pode ser mais resistente que o aço em diversas aplicações, no entanto, no caso de locais úmidos, é necessário investir em uma camada protetora para evitar a corrosão. 

A aplicação da liga de alumínio 7075 está voltada para a indústria militar, aeronáutica, moldes para injeção, usinagem, indústria automobilística, alimentícia, fabricação de máquinas, indústria têxtil, metalúrgicas, desenvolvimento de ferramentas, e muitas outras. 

Vantagens das ligas de alumínio

Não há dúvidas de que as ligas de alumínio oferecem uma série de vantagens para a indústria, afinal, são opções populares e bastante amplas para diferentes aplicações. 

A seguir, separamos os principais benefícios de contar com o alumínio e suas ligas para diversas aplicações na indústria:

  • Metal 100% reciclável;
  • Leveza, com densidade menor que 3 gm/cm³;
  • Diferentes combinações para todos os tipos de necessidade;
  • Flexibilidade;
  • Elevada durabilidade;
  • Resistência mecânica;
  • Material anticorrosivo.

Ligas de alumínio 6061 x 7075: qual a melhor?

Em relação a qualidade dos materiais, ambos possuem suas características específicas que se aplicam melhor em situações distintas. 

As ligas de alumínio 6061 são voltadas para projetos que precisam de um material com menor exigência em relação às propriedades mecânicas, mas que necessitam de maior resistência à corrosão. 

Já o alumínio 7075 é voltado para projetos que precisam de mais robustez e dureza, como é o caso da indústria militar. No entanto, para aliar essa característica em um projeto que exige também o potencial anticorrosivo, se faz necessário uma superfície apartada para proteção. 

Conheça a Coppermetal

Quando o assunto é ligas de alumínio 6061 e 7075, a Coppermetal tem o produto certo! Isso porque a Copper possui excelência no atendimento para diferentes segmentos industriais, atuando há 30 anos como distribuidora de ligas metálicas, metais e metais não ferrosos. 

Prova de sua qualidade pode ser entendida a partir dos certificados de qualidade ISO 9001 que seguem altos padrões – e que a Copper se preocupa em ficar em dia com todos eles.  

Ficou interessado em adquirir agora mesmo uma das ligas metálicas do alumínio? Então converse com nossa equipe de atendentes que vai passar orientações precisas sobre qual a melhor matéria-prima para a sua empresa. Clique aqui para solicitar um orçamento agora mesmo!