Tudo sobre o processo de reciclagem do alumínio

reciclagem do aluminio

A reciclagem do alumínio é um processo que vai muito além do descarte das latinhas e que traz diversos benefícios para o meio ambiente e também para a própria empresa que podem apresentar excelentes retornos financeiros.

Atualmente, o alumínio é o terceiro material mais abundante no planeta, sendo um dos mais utilizados pela indústria. Podendo ser encontrado na natureza em forma de minério, o material possui boa resistência e diversas aplicações.

Diante disso, o elemento se apresenta como um grande atrativo para as indústrias, principalmente pela sua economia e praticidade. E no Brasil, ele  é encontrado em grande quantidade, devido a presença da terceira maior jazida de bauxita do planeta. 

Outro motivo que torna o alumínio o grande aliado da indústria é a possibilidade de ser reciclado, tema do nosso artigo. Isso torna as produção muito mais econômica, principalmente com relação ao consumo de energia. Confira a importância e os benefícios de realizar essa ação!

A importância da reciclagem do alumínio

O alumínio é considerado um material amigo do meio ambiente. Isso porque ele permite, além da redução do consumo da energia que citamos, a diminuição na emissão de gases tóxicos para a atmosfera e a redução do alto volume de lixo encontrado nos aterros sanitários e lixões.

No Brasil, o grande destaque vai para as latinhas de alumínio, geralmente utilizadas para o consumo de bebidas. Esse setor movimenta cerca de 2 bilhões de reais por ano, sendo que aproximadamente 100% de todas as latinhas são recicladas, de acordo com a Associação Brasileira de Alumínio (ABAL).

Em poucos dias, ele pode ser reaproveitado. A média para ele voltar a circular no mercado é de apenas 60 dias, segundo a ABAL, ressaltando que a reciclagem pode ser feita infinitas vezes ou até o produto não apresentar mais condições de reuso.

Esquadrias de janela, latas de bebidas, eletrodomésticos, adjuvante nas vacinas, cápsulas de café e peças automotivas são os principais exemplos de obtenção de alumínio para a reciclagem.

Como é feita a reciclagem do alumínio?

A reciclagem do alumínio possui 5 fases, sendo que cada uma possui importância para a eficiência da ação. Além disso, ela segue um projeto totalmente linear, portanto, uma etapa depende da outra para dar continuidade. 

Coleta

Após o uso, todo o alumínio e os materiais que possuem esse metal são encaminhados para reciclagem, desde que descartados corretamente.

Retirada de todas as impurezas

Nessa etapa, o material reciclado passa por um processo semelhante a limpeza, na qual todas as impurezas serão retiradas para o andamento da ação.

Cortes e Prensagem

A terceira etapa permite que o material seja picotado e prensado em grandes fardos, que são fáceis de serem transportados para os centros de fundição.

Processo de fundição

Em uma temperatura de 700 ºC, os fardos de alumínio são fundidos para serem transformados em líquidos. Além disso, antes de ocorrer a fundição, eles passam por uma triagem para a retirada de verniz e tintas.

Lingotamento e Laminação

A última etapa da reciclagem é a transformação desse líquido em lingotes ou chapas de alumínio. Os resultados das transformações são os materiais vendidos para as indústrias que irão fazer a fabricação de embalagens, entre outros.

Sendo assim, o alumínio retorna a sua cadeia produtiva.

Benefícios da reciclagem do alumínio

Realizar a reciclagem do alumínio apresenta inúmeras vantagens para todos os envolvidos, com maior destaque para o meio ambiente. Confira abaixo os benefícios dessa ação:

  • Economia de Energia Elétrica;
  • Geração de renda e empregos;
  • Aumento da Economia Circular;
  • Redução de extração de matéria-prima da natureza;
  • Diminuição da poluição no meio ambiente;
  • Aumento da produção de compostos orgânicos;
  • Conscientização da importância da reciclagem de outros materiais;
  • Qualidade de vida para a população;
  • Valorização da limpeza pública.

 

A Coppermetal tem o objetivo de garantir o crescimento sustentável!

Como pudemos ver, a reciclagem do alumínio é importante para todos os envolvidos, principalmente para as empresas e para o meio ambiente. Além disso, também é possível concluir que a sua reciclagem é uma das etapas principais do seu ciclo de vida, dando a oportunidade para a obtenção de novos produtos.

Nós, da Coppermetal, sabemos da importância do alumínio no mercado. Como uma empresa distribuidora do metal, temos como objetivo garantir o crescimento sustentável do meio ambiente, sempre atendendo aos principais requisitos de qualidade exigidos pelo mercado.

Para saber mais sobre como nossa empresa pode ser a parceira estratégica do seu negócio, entre em contato!