As particularidades das ligas de alumínio

Ligas de alumínio

As ligas de alumínio são consideradas como um dos materiais metálicos mais versáteis do mercado atualmente. Com uma vasta aplicação em diferentes segmentos, o uso do alumínio acaba se tornando uma alternativa econômica para empresas que prezam por um bom preço aliado a um produto de qualidade.

O alumínio é considerado como um metal estrutural, e sua aplicação só é inferior à do aço, em decorrência do peso significativamente inferior.

Desde que as pautas de sustentabilidade ganharam voz, o alumínio tem se tornado uma alternativa ao aço para muitos segmentos, em especial o automobilístico. Com o objetivo de reduzir o peso das carrocerias e, como consequência, diminuir a necessidade de combustível que emite gases que contribuem com o aquecimento global, o alumínio vem sendo uma opção generosa para as concessionárias.

Esse é um exemplo clássico, mas não é o único de como as ligas de alumínio estão assumindo o protagonismo em vários tipos de indústria. Por essa razão, trouxemos esse artigo com as principais informações que você precisa conhecer sobre esse material. Para isso, é só continuar a leitura!

Vantagens das ligas de alumínio

As ligas de alumínio são aquelas cuja combinação possui o Alumínio (Al) como principal metal. Por essa razão, apresentam uma série de benefícios, tais como:

  • Leveza, já que sua densidade é de 2,7 g/cm³ (enquanto o aço, por exemplo, possui 7,8 g/cm³);
  • Alta maleabilidade;
  • Resistência contra corrosão;
  • 100% reciclável, podendo ser aproveitado infinitas vezes;
  • Alta condutibilidade térmica e elétrica;
  • Propriedades anti magnéticas.

Por essas razões, o alumínio se tornou um material bastante popular no segmento industrial, já que é uma opção mais leve – sua densidade corresponde a um terço do aço ou cobre – e com excelente mecanização e fundição.

Tipos e formatos das ligas de alumínio

As ligas de alumínio possuem diferentes formatos para atender todo tipo de empresa. Além disso, vale mencionar que são divididas em diferentes famílias, cada uma com uma especificidade do alumínio que a torna única.

 A seguir, separamos uma das famílias mais populares para aplicações diversas: a família 7000. Conheça as ligas que a compõem:

7021

A liga de alumínio 7021 está disponível no formato de bloco e se destaca por possuir tensões externas baixas, alta resistência e excelente estabilidade de forma. Por essas razões, costuma ser aplicada para injeções de moldes termoplásticos, criação de peças automobilísticas, protótipos, indústria bélica e aeronáutica.

7028

Famosa por ser resistente à corrosão, as ligas de alumínio 7028 possuem boa usinabilidade, e por isso, são indicadas para a fabricação de peças que exijam alto nível de usinagem, chapas de base ou para mesas de trabalho, moldes termoplásticos para a criação de protótipos, moldes de sopro, moldes para resinas fundidas, moldes automobilísticos para calçados, agrícolas, entre tantas outras aplicações. Essa liga está disponível em chapas e blocos.

7075

Disponível no formato de chapas e barras redondas, as ligas 7075 são as mais elevadas quando o assunto é resistência mecânica. Possuem boa usinabilidade e forjabilidade e sua dureza varia de 150 a 180HB. Por se tratar de uma liga robusta, geralmente está  relacionada à fabricação de peças sujeitas a alto esforço mecânico, sendo muito utilizado na indústria militar, aeronáutica e máquinas e equipamentos de grande porte.

Conseguiu entender um pouco mais sobre as ligas de alumínio e a família 7000? A boa notícia é que a Coppermetal trabalha com essas e outros tipos de ligas metálicas de alumínio, para atender as necessidades do seu negócio. Para saber mais, solicite um orçamento agora mesmo!