Entendendo as propriedades do Bronze SAE 65

bronza sae 65

O bronze é uma liga metálica muito popular no meio industrial. Afinal de contas, ele pode ser combinado com outros elementos, dando origem a diversos materiais, como por exemplo o bronze SAE 65.

Uma combinação em grande escala de cobre (Cu) e estanho (Sn), que também apresenta concentrações menores de outras matérias-primas como o chumbo (Pb), o níquel (Ni), o zinco (Zn), o ferro (Fe), o antimônio (Sb), o enxofre (S), o fósforo (P) e o alumínio (Al), garantindo assim mais dureza, ductilidade e resistência.

Vale ressaltar também que, diferentemente do que acontece na fabricação das ligas de bronze tidas como comuns, o bronze do tipo SAE 65 carrega consigo dosagens muito maiores de cobre e estanho, duas das matérias-primas responsáveis por conferirem a dureza e a resistência que destaca esse material.

Além disso, quando lubrificado com frequência e regularidade, o bronze SAE 65 acaba se apresentando como um material de excelência, que agrega uma efetiva resistência ao desgaste e, de quebra, ainda ajuda no combate a corrosão e a fadiga, que tanto podem prejudicar os termos ergonômicos e funcionais de uma peça.

Quer saber mais sobre esse elemento? Então acompanhe o nosso artigo e descubra toda a sua utilidade.

As características do bronze SAE 65

Famoso pelas suas excelentes propriedades físicas e químicas, o bronze SAE 65 é um material de dureza tenaz, com boa resistência ao desgaste, à corrosão e à fadiga superficial. Quando bem lubrificado, ele também consegue trabalhar com cargas específicas elevadas. Veja outras características desse material:

  • Densidade à 20°C: 8,75g/cm³;
  • Condutibilidade térmica;
  • Condutibilidade elétrica;
  • Flexibilidade;
  • Alta resistência a choques;
  • Ponto de fusão: 100ºC.

Conheça as principais aplicações dessa liga metálica

O bronze SAE 65 é considerado uma liga metálica nobre, sendo muito reconhecida por sua resistência à corrosão, excelente condutibilidade termoelétrica, grande resistência mecânica e boa ductilidade. 

Sua aplicação ocorre principalmente em:

  • Porcas;
  • Buchas;
  • Aparelhos elétricos;
  • Engrenagens;
  • Acessórios navais;
  • Mancais;
  • Guias deslizantes;
  • Anéis de pistão;

Além de muitas outras peças e componentes  que precisam ser resistentes ao desgaste!

Por que investir nesse material?

Apesar de possuir um valor de mercado mais alto quando comparado a outros tipos de ligas metálicas, o bronze SAE 65 oferece um excelente custo-benefício e muitas vantagens ao setor industrial. 

Isso porque ele conta com propriedades específicas que trazem diversos benefícios a médio e longo prazo, otimizando a sua produção. Ele também pode ser lubrificado, potencializando o seu uso. 

Aliás, a lubrificação do material, quando realizada com frequência, confere maior proteção contra os desgastes e a fadiga superficial, facilitando a aplicação de cargas maiores na utilização do bronze SAE 65.

Por fim, vale ressaltar ainda que essa liga metálica também se enquadra na categoria de materiais nobres!

Coppermetal, a parceira que o seu negócio precisa!

A Coppermetal é uma distribuidora do bronze SAE 65, com medidas e tamanhos variáveis.

Além disso, quando falamos em ligas metálicas, um dos maiores desafios é encontrar fornecedores confiáveis, respeitados e com alto padrão de qualidade.  No entanto, a Coppermetal trabalha há três décadas com esses materiais, estando preparada para entender todas as suas demandas e necessidades. 

Temos uma equipe de vendas treinada e especializada em oferecer sempre a melhor solução para o seu negócio, disponibilizando os melhores custos-benefícios, cortes sob medida e materiais de excelência.

E você, quer saber como podemos ajudar o seu negócio? 

Então solicite hoje mesmo um orçamento personalizado!