A importância do aço inox para a produção de equipamentos hospitalares

Qualquer pessoa que já foi ao médico ou dentista já observou alguns dos diferentes equipamentos hospitalares que mais parecem ferramentas de alta complexidade, mas que na verdade servem, às vezes, para realizar procedimentos simples. A questão que fica é: Por que, na maioria dos casos, esses equipamentos são feitos de aço inox?

A produção de equipamentos hospitalares e dispositivos médicos gerais utiliza o aço inoxidável por uma infinidade de razões. O aço inox é um material altamente durável, não só pela elevada resistência à corrosão, mas também pela facilidade de higienização, fator tão importante e discutido no momento de pandemia global que estamos vivendo.

Além de tudo, o material é praticamente livre de manutenção em muitas situações e bastante resistente ao fogo, portanto as suas propriedades tornam o aço inox um material funcional para o segmento e um forte aliado contra a propagação de vírus e bactérias.

Fatores que tornam o aço inox o material mais viável para a produção de equipamentos hospitalares

Esterilidade e limpeza estão no topo da lista de prioridades e os hospitais utilizam o aço inoxidável desde armazenamento e outras superfícies, a ferramentas cirúrgicas por esses motivos. Podemos citar diversas vantagens em usar equipamentos e aparatos de aço inox em um hospital ou outras áreas da saúde que sempre precisam ser higienizadas.

Corrosão não é um problema!

Não é a mesma coisa que aço galvanizado, apesar do fato de que muitas pessoas frequentemente trocam os dois sem realmente entender as diferenças inerentes. O que confere ao aço galvanizado sua resistência à corrosão é a imersão a quente e o revestimento com zinco.

Essa camada pode eventualmente riscar ou se desgastar, deixando o aço bastante vulnerável. Em um hospital ou outro ambiente corrosivo e infectado, isso pode ocorrer facilmente. O aço inoxidável, por outro lado, utiliza um efeito molecular conhecido como passivação. Isso faz com que o metal se “autocure” caso sofra danos.

Resistência ao fogo e calor

Em segundo lugar, o aço inox pode ser bastante impermeável aos vários perigos das chamas e temperatura elevada. Isso é importante para evitar preocupações com falhas de ferramentas e equipamentos, fator que pode ser um risco para pacientes e equipe médica.

Testes de incêndio acontecem em condições específicas e a função desses testes é encontrar uma indicação de quanta proteção exatamente é oferecida, quanta resistência à oxidação inerente o material apresenta, bem como a resistência a altas temperaturas que auxiliam nessa proteção.

Livre de manutenções

O aço inoxidável não exibe nenhuma propriedade antimicrobiana inerente como algumas outras ligas metálicas (cobre) podem ter. No entanto, a limpeza é simples através de soluções de desinfecção que funcionam com alta eficácia.

A equipe do hospital pode livrar a ferramenta ou superfície de quaisquer contaminantes com bastante facilidade. Os fabricantes de equipamentos médicos agora podem fornecer um revestimento moderno que é feito de micelas (pequenas esferas que sugam para dentro de si todo tipo de partícula de sujeira que esteja sobre uma superfície) e aplicado durante a produção do aço inoxidável.

O processo confere ao aço inox uma grande resistência contra bactérias e permite que o material se higienize. Essa inovação certamente encontrará aplicações em todo um espectro de ferramentas, dispositivos e equipamentos hospitalares em um futuro próximo.

Existem muitas opções quando o assunto é a produção de equipamentos hospitalares. No entanto, o aço inox tornou-se praticamente onipresente em muitas áreas devido às propriedades que mencionamos neste artigo. Muitas dessas mesmas razões explicam o porquê dos eletrodomésticos e outros equipamentos também utilizam esse material.

Se a sua indústria trabalha com produção de equipamentos hospitalares, a Coppermetal pode te ajudar com isso! São quase 30 anos de compromisso com a qualidade dos produtos e os serviços fornecidos, entre em contato com o nosso time comercial e solicite agora mesmo o seu orçamento!