As principais aplicações e características das ligas de latão

ligas de latão

As ligas de latão são populares na indústria em razão de sua durabilidade e resistência. Super flexíveis, elas podem ser utilizadas em vários segmentos industriais, garantindo uma série de benefícios ao projeto. 

O latão costuma se destacar de outras ligas metálicas graças a suas especificidades, como brilho aliado a maleabilidade e outros aspectos fundamentais que, unidas refletem em um produto super funcional e ao mesmo tempo que agrada esteticamente. 

A durabilidade e a resistência são as características que mais atraem compradores para uma liga de latão, afinal, contar com um material de qualidade é sinônimo de alcançar um alto nível de performance em um projeto. 

Mas afinal, o que são e como nascem as ligas de latão? Onde elas podem ser utilizadas e quais benefícios podem trazer para um projeto industrial? Essas e outras perguntas iremos responder ao longo deste artigo. Confira!

O que são ligas de latão?

As ligas de latão nascem a partir da combinação entre o Zinco (Zn) e o Cobre (Cu), dois elementos que quando combinados são capazes de criar uma liga bastante resistente e que traz várias vantagens para segmentos diversos da indústria. 

As primeiras peças de latão utilizadas pela humanidade foram encontradas na Palestina, entre 1.000 e 1.400 a.C. Hoje, essa liga já é uma das mais utilizadas em todo o mundo, especialmente no segmento industrial graças a sua flexibilidade e dureza. 

O brilho é algo incontestável quando se fala do latão, pois, é uma de suas características mais chamativas, mas com certeza não é a única vantagem que ele apresenta, já que além de tudo, é um material bastante maleável. 

É possível que, além de Zinco e Cobre, sejam acrescentados o Estanho (Sn) e o Alumínio (Al), para formar as ligas de latão, o que aumenta ainda mais a sua resistência. 

Onde aplicar ligas de latão?

As ligas de latão podem ser utilizadas em diferentes tipos de indústria graças à sua flexibilidade e disponibilidade em diferentes formatos. Algumas aplicações do latão estão:

  • No segmento de arquitetura com a criação de grades e objetos decorativos;
  • Na elétrica por meio de refletores, soquetes, componentes e interruptores;
  • Nas ferragens, fazendo parte da fabricação de correntes, dobradiças, fechaduras, rodapés e outros;
  • Na mecânica com componentes como tanques radiadores, tubos e aletas, válvulas, parafusos, molas e peças usinadas em geral. 

Quais as vantagens das ligas de latão?

Como pudemos ver até aqui, o latão é um material bastante rico e versátil, podendo ser aplicado em vários segmentos industriais

Mas afinal, quais são os benefícios de investir no latão para um projeto?

São muitas as vantagens. Para começar, trata-se de uma liga metálica que apresenta elevada vida útil, e consegue manter sua resistência em diferentes ambientes e climas. 

As ligas de latão também podem estar presentes em projetos de terra e mar, já que possuem potencial anticorrosivo, alta ductilidade e de quebra excelente custo-benefício. 

Outro segmento que as ligas de latão se fazem presentes é na elétrica, já que se trata de uma combinação rica e que permite boa condutibilidade térmica e elétrica. 

Formatos do latão

A flexibilidade de uma liga de latão é indiscutível, e por essa razão, existem diversos formatos que estão disponíveis, para entregar o produto de acordo com a necessidade dos contratantes. 

Afinal, a indústria precisa de produtos distintos que atendam suas necessidades, seja para compor um sistema ou um equipamento específico. Os formatos mais comuns de ligas de latão disponíveis são:

  • Bobinas de latão;
  • Chapas de latão;
  • Tiras de latão;
  • Tubos de latão;
  • Barras retangulares;
  • Vergalhões; 
  • Laminados;
  • Verguinhas. 

Onde encontrar ligas de latão de qualidade?

As ligas de latão são combinações muito valiosas para a indústria, já que sua versatilidade permite a aplicação em diferentes setores, bem como às mais diversas situações e ambientes. Por essa razão, é importante contar com uma matéria-prima de qualidade, para garantir segurança e máxima resistência ao seu projeto. 

A Coppermetal trabalha há 30 anos com ligas metálicas para a indústria, e oferece ligas de latão em diferentes formatos para atender às necessidades dos seus clientes. Quer saber mais sobre o assunto ou fazer uma cotação? Entre em contato e solicite um orçamento!