As ligas metálicas utilizadas na produção de utensílios domésticos

Produção de utensílios domésticos

São diversos os itens que compõem as funcionalidades de uma cozinha doméstica ou industrial. Ao longo dos últimos anos, centenas de novidades surgiram, facilitando a vida doméstica e profissional de pessoas que passam a maior parte dos seus dias na cozinha. Mas, você já parou para observar a quantidade de ligas metálicas diferentes que são usadas na produção de utensílios domésticos?

Panelas de cobre, alumínio, ferro, aço inox e até pedra ou vidro temperado, essas duas últimas costumam ser mais procuradas por questões estéticas. No caso da produção de utensílios domésticos que utilizam ligas metálicas em sua fabricação, a matéria-prima que conquistou ambos os públicos da cozinha industrial e da cozinha dos nossos lares, foi de fato o aço inoxidável.

Por uma série de fatores funcionais e, até mesmo, estéticos, o aço inox está hoje no topo das recomendações de uso para equipamentos em geral da cozinha, mas, dependendo do objetivo de quem usará a ferramenta, o cobre e o alumínio ainda possuem as suas vantagens comerciais e práticas.

Quais ligas são utilizadas na produção de utensílios domésticos e por que?

Alumínio

A leveza e elevada condutibilidade térmica do material são fatores favoráveis para a produção de utensílios domésticos. O custo de produção reduzido também é um atrativo, no entanto, durante os anos 90 e 2000, boatos de que as panelas de alumínio soltavam partículas de metal nos alimentos reduziram bastante a procura por produtos fabricados com esse material. Vale lembrar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) desmentiu esses boatos, informando que a quantidade de metal liberada no processo de cocção não é prejudicial à saúde.

Hoje, a produção de panelas não é mais o foco principal da utilização do alumínio nesse mercado, mas outros utensílios como porta temperos, talheres, formas de bolo, escorredores de prato e pegadores (pinças) ainda são amplamente produzidos com esse material. É interessante lembrar que, apesar de não ser o material principal, o alumínio ainda está presente em muitas panelas, principalmente nas panelas de fundo triplo de aço inox que abordaremos a seguir.

Aço inox

Reinando nas cozinhas do mundo inteiro, o aço inox é o material mais utilizado na produção de utensílios domésticos, principalmente em panelas. Suas características estéticas foram cada vez mais aprimoradas pela indústria, mas a sua elevada resistência ao desgaste e oxidação colocam o material no topo da lista de fabricantes e clientes finais.

A higienização simples dos produtos fabricados com essa matéria-prima garante uma sanitização eficiente do equipamento, assegurando a integridade dos alimentos feitos com esses utensílios. Esse fator é importantíssimo para cozinhas industriais, que produzem alimentos em grandes quantidades para um público considerável. Nesse cenário, para evitar possíveis contaminações em massa, o aço inox se revelou como um material altamente eficiente.

As panelas de aço inox com fundo triplo, geralmente possuem uma espécie de sanduiche, com uma camada de aço inox, uma de alumínio no meio e outra camada de aço inox. Essa composição é feita desse modo para espalhar mais o calor, acelerar o cozimento do alimento e mantê-lo aquecido por mais tempo após o final do preparo.

Cobre

Sinônimo de cozinha clássica, os utensílios de cobre ainda reinam em muitas docerias, padarias gourmet e outros estabelecimentos que se apresentam com uma personalidade mais campestre e aconchegante. Os chefs de cozinha que dão preferência às panelas de cobre têm os seus motivos. Muito além da aparência, a excelente condutibilidade térmica do material espalha muito bem o calor pela panela, possibilitando um cozimento mais homogêneo e lento dos alimentos.

Vale lembrar que as panelas de cobre geralmente são revestidas com materiais como estanho, prata, níquel e, dependendo do fabricante. até ouro. Isso porque o cobre em contato direto com o alimento pode ocasionar uma contaminação, mas o revestimento garante a segurança do processo.

Independente de qual seja o uso final, a produção de utensílios domésticos tem uma grande demanda por ligas metálicas e a sua empresa pode contar com a Coppermetal como distribuidora e parceira. Entre em contato com o nosso time comercial e solicite agora mesmo o seu orçamento!