Tabela LME: entenda como funciona essa cotação

tabela LME

Se você é uma empresa que lida com a compra e venda de um metal, já deve ter ouvido falar na Tabela LME.

Trata-se de uma plataforma para fazer consultas de cotação de diferentes metais e ligas, como cobre, zinco, alumínio, chumbo, níquel, etc. 

Indústrias de diferentes portes sabem que a qualidade de suas matérias-primas reflete diretamente no valor do produto final. Por essa razão, é fundamental que pelo menos um dos operadores entenda sobre a cotação dos valores de metais. Para isso, fazer uso do LME é de suma importância. 

A seguir, iremos explicar com precisão como a Tabela LME pode contribuir para conseguir mais eficiência e lucro para sua empresa. Continue a leitura para entender!

O que é a tabela LME? 

 LME é uma sigla que significa London Metal Exchange e é considerada hoje uma das fontes mais seguras e confiáveis em cotação de metal do mundo. Os indicadores são atualizados diariamente e pela tabela é possível conferir as médias da semana e do mês com os valores e variações de cada produto. 

A tabela LME contém informações importantes para uma empresa conseguir entender quanto vai gastar com matéria-prima. A cotação é feita em dólar (afinal, a mercadoria costuma vir do mercado internacional), e os preços servem como referência no mundo todo. 

Acompanhar os valores dos metais que a sua empresa adquire é de suma importância, tanto para revisar os preços para repassar ao consumidor, como também fazer uma boa gestão financeira. 

Importância da Tabela LME para as empresas

A economia está bastante volátil no Brasil e no mundo. As altas e baixas do dólar se refletem diretamente no preço dos metais, e estar preparado para identificar e se preparar para os momentos em que os valores irão subir e cair. 

Afinal, é importante preparar o cliente para a volatilidade do mercado. Se a sua empresa, no caso, faz a compra de metais para a produção, é fundamental estar sempre atento a essas questões.

A Tabela LME é uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a se manter sempre atenta nos melhores momentos para compra de metais. Vamos dar um exemplo prático:

Imagine que a sua empresa consome todos os meses uma quantidade elevada de cobre para a produção de equipamentos hospitalares. Se o seu operador ou equipe de compras tiver conhecimento da LME, ele pode verificar se existe uma tendência de aumento nos preços mês a mês, e optar por comprar com antecedência uma boa quantidade de matéria-prima. 

O caso contrário pode acontecer também, imagine que a sua empresa está em um período de alto custo e racionalização, você pode passar para o consumidor final o aumento no valor do produto. 

Não há como negar que esse tipo de consulta é um verdadeiro reforço para sua empresa planejar e conseguir os melhores preços. Mas lembre-se: nunca renuncie a qualidade do material em detrimento do preço. 

Onde encontrar empresas distribuidoras de metais de qualidade?

A Coppermetal é uma empresa comprometida com seus clientes e que visa sempre oferecer produtos de qualidade e com o melhor preço, para que a sua empresa conte com soluções especializadas e em tempo recorde de entrega. 

Há quase três décadas ajudando indústrias de diferentes portes, a Copper trabalha com metais que seguem os mais altos padrões de qualidade do mercado. Com um atendimento personalizado, podemos tirar todas as suas dúvidas e ajudar a sua empresa a tomar as melhores decisões de negócio de acordo com a Tabela LME. Se você quer ter matérias-primas de qualidade e com um ótimo preço, solicite agora mesmo um orçamento com a gente!