Tudo que você precisa saber sobre o aço inox

Aço inox

O aço inox – ou aço inoxidável – é uma liga metálica muito popular nos dias de hoje, utilizada tanto para aplicações domésticas como também em projetos mais robustos na construção civil e no segmento hospitalar. A razão é que se trata de um material flexível e durável, o que chama a atenção de vários setores.

Essa liga metálica possui uma série de benefícios, que a tornam atrativa para a indústria de maneira generalizada. É uma combinação durável e adaptável, e que de quebra, ainda é considerada como uma das mais sustentáveis do mundo, pois apresenta um potencial de reciclagem que varia de 60% a 100%, em média, muito superior à média de mercado de outras ligas.

Apesar dessas vantagens, algumas indústrias estão mais convencidas do que outras, de que investir em aço do tipo inox é fundamental para garantir eficiência, durabilidade e higiene.

O segmento alimentício por exemplo, já está mais do que ciente dos benefícios que essa liga metálica proporciona. Apesar de não ser obrigatória, já é considerada uma boa prática a utilização do aço inox, por ser de fácil limpeza e manutenção, o que evita a proliferação de microrganismos.

Portanto, não é difícil perceber que seu uso também é altamente recomendado para outros mercados, como hotéis, saúde, food services e até mesmo nas residências.

Para compreender melhor como o uso do aço inoxidável pode contribuir para projetos mais sustentáveis, duráveis e que evitam a proliferação de vírus e bactérias, criamos esse guia completo sobre a liga metálica. Tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é o aço inox?

O aço inox é uma liga formada a partir da combinação do Ferro (Fe), Cromo (Cr), Carbono (C) e Níquel (Ni). Além desses elementos, é possível que na fabricação, outros elementos sejam fundidos para conseguir dar ainda mais resistência e vantagens, como o molibdênio, cobalto, boro e o nitrogênio.

Diferente de outros tipos de aço, o inox se destaca justamente por seu potencial anticorrosivo, o que, na prática, significa que ele não passa por processo de ferrugem.

A resistência do aço inox se deve ao uso do Cromo na composição, e por isso, essa liga metálica deve apresentar no mínimo até 10,5% de Cr.

O aço inox tem um potencial gigante para ser explorado na indústria, especialmente por se tratar de um material que pode ser reciclado e contribui para o pilar de sustentabilidade das empresas mais preocupadas. Muito além disso, ele também é resistente a temperaturas elevadas.

Aplicações do aço inox

Muitas empresas podem se beneficiar do aço inoxidável para sua produção, afinal, existem diferentes tipos de inox que se adequam melhor a um determinado uso.

As principais aplicações dessa liga que podemos destacar são nos segmentos:

  • Alimentício;
  • Hospitalar;
  • Equipamentos sanitários;
  • Peças para automóveis;
  • Construção civil;
  • Eletrodomésticos;
  • Entre outros.

O aço inox pode estar disponível em diferentes formas para atender as necessidades de cada um dos segmentos listados e tantos outros. Os formatos mais comuns são: chapa, bobina, barra chata, cantoneira, vergalhão redondo, quadrado e sextavado, conexão e tubos com costura e sem costura.

Onde comprar aço inox?

Para garantir todo o potencial e os benefícios do aço inox, é importante buscar por empresas que sigam os mais rigorosos padrões de qualidade e entreguem produtos de acordo com a necessidade da sua aplicação.

A Coppermetal é distribuidora de ligas metálicas e metais não ferrosos para a indústria há 3 décadas, garantindo excelência no atendimento à operação e ao pós-venda. Tem dúvidas sobre o aço inox comercializado pela Coppermetal? Entre em contato, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!