Vergalhão de alumínio: conheça as aplicações e os tipos existentes

vergalhão de alumínio

O vergalhão de alumínio é um tipo de barra maciça muito utilizado para indústrias e especialmente na construção civil. Trata-se de um produto bastante resistente e de alta soldabilidade, por essa razão, sua aplicação é bastante flexível quando comparada a outros formatos e até mesmo matérias-primas. 

 A vantagem de utilizar esse tipo de vergalhão em projetos da construção civil é a adaptabilidade. O alumínio é um material com baixa densidade (o que o deixa bem leve) e com elevada resistência à corrosão. Na prática, isso significa que é possível ter um produto de fácil deslocamento e altamente eficiente nas mais diversas condições. 

Já quando falamos sobre a aplicação do vergalhão na indústria, uma das principais razões que podemos atribuir – além da resistência e leveza – está no seu excelente potencial de condução térmica e elétrica, que faz com que ele seja muito bem utilizado em diferentes setores e segmentos industriais.

É importante procurar por vergalhões de alumínio que contam com alto grau de rigor na sua fabricação. Existem padrões de qualidade e normas ISO/ASTM que devem ser seguidas para que o produto apresente elevada vida útil. Quando se busca por vergalhão de alumínio com qualidade, esses são alguns dos pontos importantes a serem questionados. 

Fabricação do vergalhão de alumínio

O vergalhão pode ser fabricado a partir de diferentes ligas, uma delas é a do alumínio. No caso, várias ligas de alumínio podem ser utilizadas para essa finalidade, como também tamanho e formatos específicos – que veremos logo mais adiante. 

A liga do alumínio vai determinar as características do vergalhão. Por exemplo, no caso de uma liga 6061, podemos esperar alta resistência mecânica e à corrosão. Enquanto em ligas 6351, por exemplo, o vergalhão, além da resistência, conta com uma excelente usinabilidade. 

Em ambos os casos, para fazer a fabricação do vergalhão de alumínio é necessário fazer a extrusão da matéria-prima através de uma máquina. Lá, um tarugo do mesmo insumo é inserido, e o material é submetido à alta pressão e temperatura para passar por orifícios e dar forma ao vergalhões.

Apesar de bastante complexo, isso ajuda a deixar a liga no formato exato e seguindo os padrões de qualidade, afinal, estamos falando de um produto que pode ser parte fundamental de uma obra na construção civil, ou seja, precisa ser muito resistente.

Para esse tipo de ferramenta, como é o caso do vergalhão, o alumínio acaba sendo uma matéria-prima muito vantajosa. Primeiramente, em razão de sua leveza aliada ao alto potencial de resistência mecânica. 

Além disso, o alumínio é um material sustentável, 100% reciclável, que surge em um momento em que as pressões por construções leves e ecológicas estão mais fortes do que nunca. 

 Tipos de vergalhão de alumínio

Existem diferentes formatos de vergalhão que podem ser comprados para atender as necessidades da sua obra ou da sua indústria. A seguir, conheça todos eles:

Vergalhão de alumínio redondo

O vergalhão redondo é um dos mais utilizados pela construção civil.

 Como característica, podemos citar a sua excelente resistência à corrosão. 

Vergalhão de alumínio quadrado 

O vergalhão quadrado é utilizado na indústria, engenharia e arquitetura. É o mais procurado quando o assunto é decoração de ambientes, mas também para a indústria automotiva. 

Vergalhão de alumínio sextavado

O vergalhão sextavado é o que possui maior encaixe em sua aplicação, especialmente para formar estruturas metálicas. As principais características são resistência à corrosão, leveza e oferecer agilidade no manuseio, além de ser um produto maleável e soldável.

Onde encontrar vergalhão de alumínio?

O vergalhão de alumínio é uma peça versátil e durável. Contar com ele para obras e outros segmentos industriais é uma boa escolha. Mas para isso, é importante contar com uma empresa comprometida com padrões de qualidade e atendimento ao cliente. 

Essa é a Coppermetal, que há quase 30 anos vem atendendo diferentes segmentos industriais oferecendo ligas metálicas de alumínio e de outros metais. Sempre comprometida com o seu cliente e com a qualidade de seus produtos, o que se comprova através de suas certificações ISO, os mais altos padrões de qualidade para fabricação de ligas. 

Ainda tem dúvidas sobre vergalhões de alumínio? Entre em contato agora mesmo com a Coppermetal e solicite um orçamento!