Alumínio aeronáutico: características e sua importância
O alumínio aeronáutico possui características que tornam o material indispensável para a construção de aeronaves. Ele, por exemplo, é um dos responsáveis por fazer com que as aeronaves consigam atingir altitudes maiores e também manter uma velocidade adequada para voo, sem abrir mão da elevada resistência mecânica e ao desgaste.
Existem diferentes ligas de alumínio usadas para a construção de aviões. O motivo para a escolha desse metal é que ele, apesar de bastante popular, é um dos mais leves, chegando a pesar um terço do peso do aço e do cobre.
O alumínio está sendo amplamente utilizado em diferentes setores da indústria justamente por oferecer muitas qualidades. No setor aeronáutico, além dos já citados benefícios de velocidade e altitude, o uso do material ainda permite um menor consumo de combustíveis, pois proporciona maior leveza ao avião.
É importante ressaltar que nem todas as ligas de alumínio possuem propriedades para serem utilizadas para a produção de aeronaves. Na verdade, são combinações específicas do alumínio que permitem essa aplicação. Ao longo deste artigo, vamos revelar quais as principais ligas e suas características.
O que são ligas de alumínio aeronáutico?
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, o que lhe garante uma vasta aplicação, não só na indústria aeronáutica, como em muitas outras como construção civil, automóveis e mais.
No entanto, algumas características do alumínio aeronáutico são específicas para a indústria poder produzir suas aeronaves com máxima qualidade e segurança, confira:
- Alta resistência, suportando forças significativas sem comprometer a estrutura da aeronave;
- Baixa densidade, resultando em maior eficiência de combustível e capacidade de carga;
- Resistência à corrosão, sendo ideal para aeronaves que operam em ambientes adversos, como altitudes elevadas, alta umidade e exposição a produtos químicos;
- Boas propriedades condutoras, sendo amplamente utilizado em sistemas elétricos e na dissipação de calor em componentes como radiadores e trocadores de calor;
- Flexibilidade, podendo ser vendido em diferentes formatos para atender as necessidades da indústria aeronáutica.
Outra característica do alumínio aeronáutico que o destaca de outros metais está no fato de ser um material infinitamente reciclável. Com a busca cada vez mais constante entre as empresas de desenvolverem soluções menos prejudiciais ao meio ambiente, o alumínio se torna um grande aliado.
Alumínio aeronáutico: características das principais ligas
Existem três principais ligas metálicas do alumínio que são recomendadas para a indústria aeronáutica. A seguir, listamos as principais características de cada uma delas:
Alumínio 7021
- Disponível em formato de blocos;
- Tensões internas extremamente baixas;
- Boa estabilidade de forma;
- Elevada resistência;
- Excelente usinagem;
- Boa homogeneidade.
Alumínio 7028
- Disponível em chapas e blocos;
- Resistente à corrosão;
- Boa usinabilidade;
- Excelente usinagem;
- Bom polimento.
Alumínio 7075
- Disponível no formato de chapas e barras redondas;
- Possui o mais alto valor de resistência mecânica em comparação a outras ligas de alumínio;
- Média resistência a corrosão;
- Boa forjabilidade;
- Boa usinabilidade;
- Dureza entre 150 e 180HB;
- Rápida resposta ao polimento;
- Suas peças podem estar sujeitas ao mais alto esforço mecânico.
Conte com a Coppermetal para garantir alumínio aeronáutico
Quer conhecer outras características do alumínio aeronáutico para um projeto novo? A Coppermetal trabalha há mais de 30 anos como distribuidora de metais, ligas e metais não ferrosos por todo território brasileiro, aliando qualidade com um atendimento personalizado.
Se você ainda tem dúvidas sobre o uso do alumínio aeronáutico e quer saber qual a melhor liga para uma determinada aplicação, será um prazer ajudá-lo a encontrar as melhores matérias-primas. Entre em contato e solicite um orçamento com um de nossos técnicos especializados!