Reciclagem de Metais: Qual a sua importância para o meio ambiente?

reciclagem de metais

Contribuir para a redução dos impactos ambientais é um dos grandes objetivos de toda a sociedade e empresas. Por isso, é necessário implantar diversas ações em nosso dia a dia, como, por exemplo, a reciclagem de metais

Esse material está presente desde o início da humanidade, sendo o cobre o primeiro a ser descoberto ainda na pré-história, no Oriente Médio. À medida que os anos foram passando, diversos outros metais foram surgindo, sendo hoje um dos principais produtos encontrados em nossa rotina.

Desde panelas, talheres e fios até latas, móveis e peças automotivas, os metais possuem grande durabilidade e, caso sejam descartados de maneira incorreta, o seu tempo de decomposição pode chegar a mais de 500 anos, sendo prejudicial ao meio ambiente.

Diante deste fato, diversas ações são feitas, sendo uma delas a reciclagem de metais. Com isso, em pouco tempo, será possível dar uma nova função para aquele material descartado, garantindo economia, principalmente com o consumo de energia.

Confira mais sobre a importância da reciclagem de metais e como a sua indústria pode colaborar com esse processo.

Como a reciclagem do metal contribui para o meio ambiente?

Em um mundo em que, atualmente, as pessoas começaram a valorizar ações mais sustentáveis, ao fazermos a reciclagem estamos contribuindo diretamente para as nossas gerações futuras.

Divididos entre metais ferrosos (aqueles que possuem ferro em sua composição) e metais não ferrosos (quando não possuem ferro ou possuem em baixa quantidade), a reciclagem de metais contribui não só para o meio ambiente, como também para a geração de renda e empregos.

Isso porque quase 100% de todo o metal é reciclado. Como exemplo, podemos citar as latinhas de bebidas que, em pouco tempo após o descarte, já estão com os catadores e são destinadas para os locais corretos. Além de possuir um valor alto para a reciclagem, este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza.

Além disso, o metal reciclado acaba servindo de matéria-prima para outros produtos, evitando a extração de recursos naturais na natureza. Para uma tonelada de alumínio, por exemplo, são necessárias cinco toneladas de bauxita.

Portanto, a reciclagem de metais é um processo que traz muitos benefícios, lembrando que eles podem ser reciclados infinitas vezes sem perder as suas propriedades, o que também acarreta em redução de custos, principalmente no uso da água, energia e economia com carvão vegetal.

Como funciona a reciclagem de metais?

O Brasil é um dos países que mais utilizam metais reciclados, mesmo com a terceira maior jazida de bauxita do planeta. Atualmente, mais de 65% do ferro utilizado nas indústrias vem do processo da reciclagem, enquanto 30% da produção brasileira que utiliza o aço vem da sucata reciclada.

Basicamente, o processo possui três etapas, podendo ser diferenciado de acordo com o metal. Confira como o processo é realizado de maneira geral:

  • A primeira etapa é chamada de coleta, na qual a empresa que atua no setor irá fazer o recolhimento do material, desde que tenham sido descartados corretamente.
  • Em seguida é feita a separação e a limpeza, na qual os tipos de metais são separados para a retirada de todas as impurezas.
  • Por fim, ocorre o derretimento e nesse processo o material volta a ser uma matéria-prima para a transformação em novos produtos. 

Esse processo é considerado rápido e mais econômico do que a extração de recursos naturais. Uma latinha de alumínio, por exemplo, volta a ser disponibilizada no mercado em apenas 60 dias, sendo considerado um processo rápido diante de todas as etapas. 

A Coppermetal como uma empresa parceira para o desenvolvimento sustentável

Ao longo deste artigo, pudemos perceber os principais impactos que a reciclagem dos metais causam no meio ambiente e na sociedade, trazendo diversos benefícios, como redução de extração de recursos naturais, geração de emprego, além de auxiliar nas gerações futuras.

Como uma empresa que reconhece a importância do metal para as indústrias, a Coppermetal tem como objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, sempre atendendo as exigências de qualidade do mercado.

Para contar com a nossa empresa como uma parceira estratégica do seu negócio, clique aqui e fale com a nossa equipe!