O que são os metais não ferrosos?

metais nao ferrosos

Os metais não ferrosos são muito presentes na indústria e na engenharia para diferentes aplicações. A diferença desses para os ferrosos é justamente a presença do ferro na composição, que é inferior a 1%, e muitas vezes nem aparece.

 Os mais famosos exemplares de metais não ferrosos você com certeza já ouviu falar, pois são muito populares: Alumínio, Estanho, Chumbo, Cobre, Níquel, Zinco, Tungstênio, Cobalto, Titânio, entre outros. 

Uma das principais vantagens de utilizar esse tipo de metal na construção civil e outros segmentos da engenharia, é o fato de ter maior resistência à corrosão. Trata-se, em boa parte dos casos, de ligas metálicas que tem alto custo de extração dos minérios. Além disso, também possuem boa resistência a temperaturas mais baixas.

A seguir, vamos conhecer as características das principais ligas metálicas não ferrosas. Continue a leitura para conferir!

Principais metais não ferrosos:

Alumínio

O alumínio é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Mais do que nunca, este membro da família dos metais não ferrosos está sendo considerado por diferentes segmentos da indústria por sua leveza, já que as empresas estão tentando reduzir peso e consumo de seus equipamentos – especialmente a indústria automobilística. Outra vantagem é que esse metal pode ser adquirido em diferentes formatos, como chapas, tubos, bobinas, vergalhões, barras chatas, chapas xadrez, bloco, e muito mais. 

Dentre as características principais do alumínio, podemos citar:

  • Alta resistência à corrosão;
  • 100% reciclável;
  • Elemento bastante maleável;
  • Alta condutibilidade térmica e elétrica.

Cobre

Cobre é um dos mais antigos metais do mundo e o terceiro mais utilizado nos dias de hoje, graças a sua versatilidade já que pode ser aplicado em diferentes segmentos, desde o hospital até o chão de fábrica. Ele é utilizado para fabricação de várias peças e de ligas metálicas, como é o caso do Latão e do Bronze. 

Vale reforçar que o cobre pode ser adquirido em diferentes formatos, como barras, tubos, tiras, bobinas, vergalhões, e muito mais. 

As principais características e vantagens de utilizar cobre são:

  • Alta durabilidade;
  • 100% reciclável;
  • Alto potencial antimicrobiano, capaz de eliminar até 99,9% de bactérias da sua superfície;
  • Elevada resistência à corrosão;
  • Elevada resistência mecânica. 

Chumbo

 O chumbo é um dos metais não ferrosos que se destaca por sua versatilidade de aplicações como na fabricação de baterias, mantas de blindagem, cabos, entre outras. Diferente do alumínio, o chumbo é um metal bastante denso e pesado, mas se destaca por seu potencial anfótero, o que permite que ele suporte o contato com ácidos e básicos. 

Dentre as características do chumbo, podemos destacar:

  • Altamente maleável;
  • Resistente à corrosão;
  • Ductilidade;
  • Dureza.  

Estanho

O estanho também pertence a categoria dos metais não ferrosos e é utilizado principalmente para dar dureza na produção de ligas metálicas (como o bronze, por exemplo). Além disso, o estanho é empregado na fabricação de tubos, em tanques para produtos químicos e tem presença marcada fortemente na indústria de destilados, para a fabricação de recipientes. 

As principais características do estanho são: 

  • Alta maleabilidade;
  • Baixo ponto de fusão;
  • Não oxidável – não sofre corrosão.

Onde encontrar metais não ferrosos?

Como pudemos perceber ao longo do conteúdo, os metais não ferrosos são ideais para criação de ligas metálicas e aplicações em diversos segmentos industriais. Por essa razão, é importante buscar por uma empresa preocupada em atender os mais rigorosos padrões de qualidade.

Na Coppermetal, os metais não ferrosos são encontrados em nossas ligas metálicas, como por exemplo, no bronze que é a mistura do cobre com o estanho, nas ligas de alumínio que podem conter traços de cobre, magnésio, silício, manganês e zinco. No latão, que é formado pela mistura do cobre e do zinco e, é claro, no cobre, que é o terceiro metal mais utilizado do mundo, além de ser altamente versátil.

Além disso, a Coppermetal atua há 30 anos distribuindo ligas metálicas e metais não ferrosos para diferentes segmentos industriais, tendo como garantia a sua excelência no atendimento e a qualidade de seus produtos. Então, se a sua empresa precisa de metais não ferrosos, conte com a Copper. 

Clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo!