Conheça as principais aplicações do cobre

aplicações do cobre

Devido às suas excelentes propriedades físicas e químicas, o cobre é um dos metais mais utilizados em nosso cotidiano. Por isso, hoje, nós iremos abordar as principais aplicações do cobre no meio industrial.

Antes de mais nada, é importante frisar que o Brasil está entre os principais produtores de cobre do mundo sendo que a sua fabricação atende tanto as indústrias internas quanto os mercados internacionais. 

Para se ter uma ideia, atualmente, a mineração brasileira de cobre é realizada predominantemente nos estados do Pará e de Goiás, que juntos correspondem a cerca de 91% de toda a nossa produção nacional.

Além disso, essa matéria-prima se destaca, principalmente, por conta da sua alta resistência e versatilidade. Por ser um ótimo condutor, por exemplo, uma das principais aplicações do cobre é a transmissão de energia.

 De forma geral, esse metal é muito utilizado nos segmentos de eletricidade e construção civil, que são responsáveis por cerca de 60% do consumo mundial de cobre, mas ele também pode ser aproveitado nas indústrias de bens de consumo, na fabricação de máquinas e equipamentos e nos meios de transporte.

Para entender melhor as principais aplicações do cobre, acompanhe o nosso artigo.

As principais aplicações do cobre

O cobre é um metal maleável, dúctil e com alta resistência à corrosão que pode ser utilizado na construção civil, na indústria automobilística, na fabricação de objetos e em fios condutores de energia. 

Suas principais aplicações incluem:

Tubulações

Como dito anteriormente, o cobre é uma matéria-prima altamente resistente, por isso, ele é muito utilizado na condução térmica e elétrica, sendo amplamente aplicado em equipamentos de ar-condicionado, equipamentos hidráulicos, instalações de gás, sistemas anti-incêndios e conexões elétricas como um todo.

Indústria automobilística

A indústria automobilística é uma das principais consumidoras desse metal. Por lá, as aplicações de cobre incluem peças de componentes do motor, fios para condução elétrica, radiadores, sistemas de freio e conectores. Aliás, calcula-se que cada veículo tenha mais de 1km de fios de cobre em sua composição. 

Indústria náutica

Devido a sua alta resistência à corrosão, o cobre é amplamente utilizado na indústria náutica. Está presente em ligas que são usadas para compor os cascos, hélices e outros equipamentos de barcos e navios.

Energia verde

Em uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais, o crescimento da economia verde é apoiado diretamente pela produção, pelo fornecimento e pelas aplicações do cobre.

Por fim, também podemos encontrar essa matéria-prima em:

  • Aquecedores de água;
  • Componentes de aparelhos eletrônicos;
  • Equipamentos hospitalares;
  • Fios condutores de eletricidade;
  • Lâmpadas de cobre;
  • Moedas;
  • Maquinas em geral;
  • Peças decorativas;
  • Utensílios domésticos.

Características do cobre

 O cobre é um elemento bastante abundante e que dá vida a diferentes ligas, como o bronze e o latão. Dentre as principais características da matéria-prima, podemos destacar: 

  • Potencial anticorrosivo; 
  • Resistência térmica; 
  • Elevada condutibilidade elétrica; 
  • Ótimo custo-benefício; 
  • Facilidade de conformação; 
  • Flexibilidade. 

O cobre também é reciclável, o que contribui para o meio ambiente e para uma produção mais consciente e econômica. Além disso, ele é muito resistente e não acumula bactérias, evitando riscos à saúde humana.

Coppermetal, a parceira que o seu negócio precisa!

Sabemos que um dos maiores desafios do mercado é encontrar bons distribuidores que consigam fazer a entrega com qualidade, bem como atender aos padrões de qualidade estabelecidos pela ABNT.

 A Coppermetal trabalha há três décadas com ligas metálicas e conhece bem todas as aplicações do cobre, estando preparada para entender as suas necessidades. Venha fazer parte dessa história. 

Solicite um orçamento agora mesmo!