O impacto da Guerra na Ucrânia no preço do alumínio

preço do alumínio

Desde o início da humanidade, momentos de crise podem gerar diversas incertezas em todo o planeta. No entanto, quando a crise é ocasionada por uma guerra, as consequências podem ser ainda maiores, como é o caso do preço do alumínio.

Esse material, que é o terceiro mais abundante em todo o planeta, tem sofrido grandes mudanças em seu preço por conta da Guerra na Ucrânia, na qual a Rússia invadiu o país em meados de fevereiro de 2022.

Em poucas semanas, o preço das commodities metálicas já atingiram números históricos em todo o mercado, segundo a tabela LME. O recorde do alumínio foi relatado em 02/03/2022, quando o seu valor chegou a US $3552 por tonelada, o que foi considerado a maior inflação do metal até aquele dia. 

Por conta disso, nós, da Coppermetal, elaboramos esse artigo para você ficar por dentro das consequências que a guerra tem trazido para o mercado dos metais, principalmente para o alumínio. 

Por que o preço do alumínio subiu com a guerra?

O principal motivo para o preço do alumínio estar em uma constante alta são as principais sanções econômicas que os outros países, principalmente os Estados Unidos, estão fazendo com a Rússia. Isso porque o objetivo é enfraquecer a economia russa para dar um fim à guerra.

A Rússia é considerada um dos maiores produtores do metal no mundo, disponibilizando uma das maiores variedades de produtos, como latinhas de bebidas e peças para o setor aeronáutico. Para o Brasil, por exemplo, os russos fornecem cerca de 12% de toda a importação do metal.

Outro motivo é a possibilidade do governo de Vladmir Putin suspender as exportações de matérias-primas, prejudicando, assim, todas as indústrias. 

De acordo com o banco UBS, no caso da Rússia interromper o fornecimento do metal, cerca de 2 milhões de toneladas deixarão de ser produzidas, o que poderia causar falta de estoque. Entretanto, por conta de sua grande capacidade de produção, o impacto só acontecerá em alguns meses devido à quantidade de estoque.

O grande problema ocorreria se este período fosse superado. Assim como qualquer outra mercadoria, a falta de material em estoque junto com o aumento da procura causa aumento dos preços, impactando diretamente no caixa das empresas que necessitam da commodities para a sua linha de produção.

Portanto, a guerra aumenta a dificuldade dos países fazerem um bom negócio e os preços podem subir ainda mais. Vale ressaltar que, em 2021, uma crise energética já havia prejudicado a produção dos metais, algo que ainda estava em recuperação nos últimos meses.

A importância do alumínio e as consequências da Guerra

O alumínio é uma das principais matérias-primas de todo o planeta e tem o benefício de poder ser reciclado inúmeras vezes. Diversos setores industriais utilizam o material em suas produções, como a indústria naval, automotiva, farmacêutica, de eletrônicos e a aeronáutica.

Essa última pode vir a sofrer ainda mais com a guerra. Após dois anos de restrições em alguns locais por conta da pandemia de COVID-19, o setor volta a encarar uma nova crise devido à restrição do espaço aéreo em alguns locais da Europa, visto que já era possível ver uma recuperação. 

O alumínio também é um material importante devido às suas propriedades. Como um material que permite a condução de calor, ele é utilizado na preparação de alimentos quentes e frios e em suas embalagens, principalmente para bebidas.

Setores da construção civil e arquitetura também sabem da importância do material. A sua versatilidade e a resistência à corrosão permitem que ele seja utilizado em diversas obras, principalmente em estruturas fixas e temporárias, como em palcos de shows. 

Portanto, diversos setores industriais utilizam o alumínio em suas produções, o que, com o alto preço e dificuldade de adquirir o material, faz com que todos acabem perdendo. A falta do material poderá atrasar algumas produções e impactar também no preço do produto final, prejudicando o consumidor. 

Conte com a Coppermetal para fechar um bom negócio!

Como pudemos ver, a guerra traz consequências diretas e indiretas para todo o planeta. No caso das commodities, isso é um problema ainda maior, já que o seu valor é determinado conforme a lei da oferta e da procura, definida na tabela LME.

Nós, da Coppermetal, estamos atentos a todos os cenários que envolvem o mercado de metais. Como uma empresa distribuidora com mais de três décadas de mercado, contamos com um time especialistas e um amplo estoque de materiais para atender a demanda de nossos clientes. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com os nossos consultores!